Licenciatura em Matemática

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    Jogos digitais no ensino da geometria plana
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-06) Lobato, Mariana Lamboglia; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton Moreira; Rodrigues, Bianca Sabrina Aguiar
    Este trabalho tem como objetivos compreender os benefícios dos Jogos Digitais ao ensino de Geometria para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e trazer uma proposta de Jogo Digital que contempla algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular do sexto ano. Para a construção deste trabalho foi empregada uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como base de dados Periódicos Capes. Foram selecionados artigos que abordam os jogos no ensino da Matemática, uso de tecnologias e recursos digitais e o ensino de Geometria no Ensino Fundamental Anos Finais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir quanto ao conhecimento de ferramentas digitais no ensino, dentre as quais, o uso de Jogos Digitais no ensino da Geometria, com seus benefícios e ressalvas, além da compreensão da importância do professor nesse processo de ensino aprendizagem. O trabalho também apresenta uma proposta de um Jogo Digital para ser utilizado em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
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    Transição dos anos iniciais para os finais do ensino fundamental: a aprendizagem de matemática nas escolas de São Miguel Arcanjo-SP
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-06) Amaral, Jeannayara Vieira do; Aguiar, Bianca Sabrina; Pavani, Victor Vaz; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da
    O trabalho tem como objetivo de análise a aprendizagem da matemática no processo de transição dos alunos do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, investigando quais dificuldades estão inseridas no cenário da educação matemática nesta transição, problematizando para o contexto pandêmico na cidade de São Miguel Arcanjo-SP, nos anos de 2020 e 2021. Como parte dos encaminhamentos realizou-se um estudo bibliográfico de autores que discutem acerca do tema estudado, pesquisa em meios oficiais, sobre questões epistemológicas, e uma pesquisa de campo com docentes das escolas municipais e estaduais da cidade de São Miguel Arcanjo-SP. A pesquisa se desenvolveu a partir de um questionário com perguntas e relatos de práticas docentes frente ao ensino da Matemática num período de transição, especificamente, no que se refere à passagem do 5° para o 6° ano do Ensino Fundamental, tendo acontecido durante o atual período pandêmico. Buscando saber quais as adversidades foram apresentadas nesta fase, foi observado um compilado de fatores que levaram a tribulações nesta fase escolar, examinando assim um possível ponto de partida para uma eventual mudança, que contemple uma educação matemática mais palpável.
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    Metodologia sala de aula invertida para o ensino de função afim
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-07) Bicudo, Fernanda Gonçalves; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Stülp, Patrícia
    O tema deste trabalho é a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida no ensino de Função Afim. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo tem por objetivo compreender e analisar o uso da metodologia no ensino da matemática, especialmente nos casos em que se observa grande dificuldade por parte dos alunos. Percebe-se que, ao introduzir o conceito de funções e de variável, eleva-se a complexidade no seguinte sentido: no Ensino Fundamental, as letras representam incógnitas, ou seja, terão seus valores descobertos, como, por exemplo, numa equação; já no nível deste trabalho, no Ensino Médio, as letras não possuem valor fixo, mas são variáveis, assim como os valores associados a elas por meio da função. A metodologia da Sala de Aula Invertida mostra-se eficiente em diversas áreas do conhecimento, embora na área de Ensino de Matemática não seja tão comum. Nos quatro únicos trabalhos (dois artigos e duas dissertações) encontrados nessa área, a metodologia em questão mostrou-se muito eficaz. Esses fatos explicitaram a necessidade de novas pesquisas envolvendo tal metodologia na área do ensino da matemática e motivaram esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho, há a sugestão de uma sequência didática para o ensino de Função Afim, por meio da metodologia Sala De Aula Invertida, preparada com o intuito de proporcionar ao estudante uma maneira mais clara para a compreensão do assunto.
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    A formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio Gomes
    Segundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
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    Lições de Malba Tahan sobre ser um perfeito mau professor: contribuições para docência contemporânea
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-08) Souza, Anya Lis Rodrigues; Fortunato, Ivan; Mesquita, Aline Luz; Massoni, Lucélia Miranda
    O presente trabalho visa conhecer a figura de Julio Cesar de Mello e Souza, com uma breve biografia, bem como sua maior criação, o personagem Malba Tahan. Ainda propõe-se conhecer seu legado e seus escritos, com ênfase no livro “A Arte de Ser um Perfeito Mau Professor”. Sendo assim, este trabalho busca explanar a visão de Malba Tahan sobre o que significa ser um professor, e quais seriam os comportamentos os docentes deveriam evitar. Este trabalho apresentará evidências da importância deste livro específico de Malba Tahan para o ofício docente, ao ter como objetivo principal: retratar as lições da obra para a docência contemporânea, e destacar as características que nos tornam bons professores. Como metodologia de pesquisa, temos a revisão bibliográfica com elementos de resenha crítica, pois o foco está na análise de um único livro do autor. Ao final, espera-se que este trabalho não apenas enriqueça nossa compreensão da influência de Malba Tahan com relação à educação, mas principalmente inspire educadores e futuros educadores a uma constante fuga das características de um perfeito mau professor.