Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

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    Educomunicação socioambiental: uma proposta de curso aberto, online e massivo (MOOC) para professores de ciências da natureza
    (IFSP, 2021-10-26) Sanches, Marina Matera; Matsumoto, Márcio Yuji
    A questão socioambiental tem se mostrado cada vez mais presente na sociedade contemporânea, onde há uma forte tendência à aquisição de bens de consumo que levam ao esgotamento dos recursos naturais, gerando desastres ambientais e aumentando a produção de resíduos que contribuem para o aprofundamento das desigualdades sociais. Envolver a comunidade escolar e promover práticas pedagógicas centradas no protagonismo e empoderamento dos estudantes, de forma que possam atuar como cidadãos transformadores de sua realidade, são desafios para os professores da educação básica. Pensando nisso, eles podem desenvolver projetos de educação socioambiental e estimular a produção de produtos educomunicativos com os estudantes, com foco no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com o objetivo de desenvolver um MOOC com a temática Educomunicação Socioambiental, a partir de ferramentas de Design Instrucional voltado para a formação continuada dos professores de Ciências da Natureza, foi elaborado como produto educacional um curso aberto, online e massivo (MOOC), denominado “Educação Ambiental: reflexões e práticas educomunicativas”, com carga horária de 40 horas, para profissionais da educação básica com formação na área de Ciências da Natureza, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o planejamento do curso foi utilizada a ferramenta de design instrucional Mapa de Atividades. Os conteúdos foram elaborados a partir de um processo de curadoria, sendo posteriormente ambientados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Canvas LMS, onde os professores tiveram acesso a textos, vídeos, videoaulas, hiperlinks, entre outros tipos de mídia de forma autoinstrucional, sem a presença de mediadores ou tutores, realizando atividades avaliativas com autocorreção. Ao final do MOOC, a partir de um questionário semiestruturado, foi possível verificar a opinião dos participantes. Os dados coletados foram organizados e interpretados com base em análises estatísticas univariadas e evidenciou-se um resultado positivo em relação à satisfação com o MOOC na formação continuada dos professores participantes.
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    THA: análise de uma proposta de ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus a partir de experimentos de física no ensino fundamental.
    (IFSP, 2021-03-26) Cavalcanti, Winderson Ribeiro; Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso de
    O presente trabalho buscou analisar uma proposta de ensino e os possíveis caminhos das aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Educação Básica de uma escola pública, relativo ao tema funções polinomiais de 1º e 2º graus, empregando como recurso didático, experimentos de Física, bem como analisar as potencialidades, contribuições e desafios ao ensino da Matemática, encontrados ao usar experimentos de outra área de conhecimento para seus conteúdos. Entende-se que esta pesquisa contribui para o ensino da Matemática à medida em que pôde proporcionar ao professor uma possibilidade de discutir, de forma interdisciplinar, um tema prescrito nos documentos orientadores do currículo escolar, assim como pode permitir aos docentes reflexões sobre uma alternativa de prática de ensino. A pesquisa possui um caráter qualitativo e quanto aos seus procedimentos e do tipo pesquisaação, e se fundamenta sobre os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Trajetória Hipotética de Aprendizagem de Simon, sob uma perspectiva construtivista para o ensino da Matemática. Respalda-se na metodologia da análise de conteúdo para interpretação e análise dos dados coletados, por meio de quinze intervenções didáticas nas aulas de Matemática, totalizando 30 horas-aula, de duasturmas do ano/série escolhidos para o respectivo estudo. Os dados coletados são originários dos registros dos estudantes, distribuídos em Grupos A e B e do professor pesquisador, que buscou apresentar como principais resultados desta pesquisa: i) a potencialidade de garantir o desenvolvimento das aprendizagens de funções polinomiais utilizando experimentos de Física; ii) a proposição de alterações possíveis e necessárias na proposta inicial de trajetória hipotética de aprendizagem, empenhando-se em adequar seu alcance ao público que foi destinado, culminando na apresentação de uma trajetória hipotética de aprendizagem final, analisada, avaliada e comentada na forma de produto educacional do presente estudo.
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    Análise da congruência entre os conteúdos avaliados nos itens de biologia do ENEM (2009 a 2014), a matriz de referência e a proposta curricular do estado de São Paulo
    (IFSP, 2020-12-11) Mancini, Giovanna Vianna; Cintra, Elaine Pavini
    O objetivo dessa dissertação foi analisar os itens de Biologia apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2014, conforme as dimensões da análise do conhecimento e da demanda cognitiva da Taxonomia de Bloom Revisada. Em adição, foi verificado a congruência parcial entre os conteúdos presentes nestes itens, a matriz de referência do ENEM e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008. Resumidamente, foram caracterizados 96 itens a partir da elaboração de uma sentença descritora para cada um por diversos profissionais da área. Em relação aos objetos do conhecimento ou conteúdos analisados foi possível verificar que uma porcentagem significativa de itens, cerca de 36%, avaliou conceitos de Ecologia. Pela análise da tabela bidimensional, a maioria dos itens de biologia do referido período estão localizados em domínios com demandas de baixa ordem cognitiva (LOCS), em contraste a apenas 14,6% dos itens associados às demandas de alta ordem cognitiva (HOCS). Seguindo-se os preceitos de Webb, foi verificado que: (i) a categoria “categorical concurrence” não foi plenamente satisfatória entre a Matriz de Referência e os itens, pela não contemplação de vários objetos de conhecimento; (ii) O critério de alinhamento “range of knowledge correspondance” indicou que houve uma boa congruência entre o que é avaliado nos itens e o currículo de biologia do Estado de São Paulo e (iii) “Depth of knowledge consistency” houve pouca congruência por privilegiar mais itens LOCs em detrimento ao HOCs. Este trabalho demonstrou de forma concisa e elegante que a verificação da congruência entre os itens de Biologia aplicados no ENEM e seus respectivos documentos norteadores precisa ser aprimorada através de uma readequação dos itens a serem contemplados em futuras provas do ENEM.
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    Proposta de ensino interdisciplinar em um curso técnico em química: análise e uso de solo
    (IFSP, 2020-11-15) Pollitti, Vânia de Almeida; Collet, Lucia S. F. C. A.
    Este projeto de pesquisa trata de uma pesquisa-ação em que se elaborou e aplicou uma sequência didática interdisciplinar com tema “Solo”, para o curso técnico de química com o intuito de promover mudança no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, pretende-se que o aluno do curso técnico faça uma amarração com as disciplinas do curso. O planejamento e implementação seguiu os seguintes passos – I) avaliação diagnóstica; II) planejamento das atividades; III) aplicação das atividades propostas. A aplicação ocorreu no primeiro semestre de 2019, em aulas com duração de 90 minutos para a turma do segundo módulo do curso Técnico em Química de uma Escola Técnica do Centro Paula Souza do Município de Osasco, na disciplina de Química Ambiental, totalizando 26 alunos. Os dados da pesquisa foram coletados utilizando: avaliação diagnóstica, questionários, observação de aulas práticas de laboratório, questões abertas ou dissertativas e um questionário final para analisar se os objetivos foram alcançados. A sequência foi feita de maneira que integrasse as diversas disciplinas do primeiro módulo do curso técnico de Química, para tornar possível o conhecimento ampliado dos processos e fenômenos e que, de fato, o aluno conseguisse no final da proposta compreender, de forma dinâmica, a interação entre diferentes componentes curriculares e reconhecesse a importância que o solo exerce, a proposta foi fazer os alunos do curso técnico desenvolverem competências relevantes para sua formação profissional, por meio de uma sequência didática que utiliza alguns conceitos e métodos de análise do solo. A sequência didática foi realizada em cinco etapas: I A amostragem do solo, II : apresentação do Método de Kjeldahl, III : estudo geral do elemento químico Nitrogênio, IV : Ciclo do Nitrogênio e V : preparação das soluções na digestão, destilação e titulação no Método de Kjeldahl, em todas as etapas, foram abrangidos conceitos de várias disciplinas do primeiro e do segundo módulo. A sequência proposta, inicia da amostragem do solo e culmina na análise de nitrogênio do solo utilizando o Método de Kjeldahl, com aulas práticas e teóricas, de forma interdisciplinar para que possa haver uma integração maior de algumas disciplinas de difícil entendimento e menor aprendizado. A escolha deste tema parte de dados obtidos no WebSAI, uma plataforma de avaliação institucional do Centro Paula Souza que indica disciplinas em que os alunos têm menor aprendizado, dificultando a aprendizagem em módulos seguintes e na sua formação técnica
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    Formação em serviço de um professor de matemática mediada pelo professor coordenador
    (IFSP, 2020-11-13) Fernandes, Caio Augusto Xavier; Traldi Junior, Armando
    O objetivo dessa pesquisa é compreender possibilidades e desafios de realizar uma formação em serviço mediada pelo professor coordenador (PC) para um professor de matemática, concebida a partir das observações da sala de aula, guiadas pela ficha de observação, na perspectiva do PC. A pesquisa realizada é qualitativa do tipo ação - interpretativa, pois o professor coordenador é o pesquisador, que propõe uma formação continuada em serviço na própria escola em que atua. Os dados deste estudo foram coletados em duas etapas: i) a partir de observações de quatro aulas do professor participante de matemática da pesquisa e ii) durante o desenvolvimento da formação continuada em serviço entre o PC e o professor de matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, ficha de observação, gravação de áudio nas aulas e durante os momentos de formação e diário de campo do pesquisador. Durante a elaboração da pauta formativa e no desenvolvimento da formação entre PC e professor, foram encontrados dois desafios importantes e que estão presentes na vida profissional do PC e na rotina das escolas públicas. O primeiro é em relação ao tempo a ser dedicado à elaboração da pauta formativa, de forma a contemplar todas as observações feitas durantes as aulas. E o segundo é em relação à falta de uma formação específica do PC em construir essa pauta e em desenvolver essa formação com o professor. Outro aspecto relevante, compreendido após a realização desse estudo está relacionado com às possibilidades do PC realizar a observação das aulas do corpo docente, bem como de maneiras que ele possa construir a pauta e conduzir a formação. Pois, a formação deve ser conduzida como uma conversa entre PC e professor, de forma a retomar os principais pontos das aulas observadas, realizar intervenções e comentários quando necessário, apresentar ao professor diferentes perspectivas sobre aquele tema. Além de propiciar ao docente o contato com produções acadêmicas que o ajudem em sua formação continuada em serviço e contribua com a sua prática em sala de aula.