Engenharia Mecânica

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    Projeto e construção de uma máquina CNC de pequeno porte
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-01) Cordeiro, Mário Vinícius da Silva; Oliveira, Wlademir Reginaldo de; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gusmão, Leonardo Lima
    Este trabalho se refere ao desenvolvimento e fabricação de uma máquina controlada por comando numérico computadorizado de pequeno porte, podendo ser convertida em uma impressora 3D, gravadora a laser ou fresadora, auxiliando na prototipagem de placas de circuito impresso ou na fabricação de componentes de próteses ortopédicas. Os componentes de software e hardwar e utilizados no projeto são o Universal G-Code Sender (UGS) e Arduino Uno, respectivamente. Ambos de código aberto e livre acesso. A estrutura mecânica é composta por componentes em MDFcom 15 mm de espessura e o conjunto de transmissão de potência é formado por fusos trapezoidais acionados por motores de passo modelo Nema 17. O mecanismo de deslizamento é composto por guias cilíndricas e rolamentos lineares. A linguagem de programação utilizada é o código G, a comunicação é feita por uma interface USB entre um computador pessoal e a máquina CNC, permitindo que os códigos inseridos pelo operador sejam compilados e as informações enviadas aos drivers de acionamento dos motores de passo, realizando a automação dos processos. Os testes foram feitos utilizando um módulo laser de 6W adaptado ao eixo árvore (z) e o projeto se mostrou viável para aplicações de impressão 3D e gravação a laser, podendo atingir precisão de décimos de milímetros à uma taxa de avanço de 300 mm/min.
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    Um estudo teórico sobre o desempenho dos sensores de oxigênio de banda larga de motores de combustão interna ciclo Otto
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-30) Moreno, Vinícius Duarte Gonsalves Garcia; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno Fernando; Santos, Rafael dos
    Este trabalho aborda um estudo teórico a respeito do funcionamento dos sensores de oxigênio(sonda lambda) em motores de combustão interna ciclo Otto, tem por objetivo principal contribuir para a difusão do conhecimento científico dentro da comunidade automotiva. Através do estudo a respeito de sondas de oxigênio de banda larga, assim como sua comparação com seu modelo antecessor de banda estreita, este trabalho busca compreender a real influência deste sensor no que se refere a fatores como potência, torque e consumo de um motor. Para isso foram utiliza dos gráficos e tabelas provenientes de um estudo de caso, assim como entrevistas com profissional da área de injeção eletrônica, que através da experiência, foi capaz de agregar ainda mais fatores que apontam para um melhor desempenho relativo de motores equipados com sonda de banda larga.
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    Manutenção preventiva em frota: controle e procedimentos para revisões em veículos do ciclo Otto
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-03) Fogaça, Marcus Vinicius Seabra; Herrera, Cristhiano da Costa; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno Fernando
    No cenário atual com a competividade entre as empresas, os conceitos de manutenção tendem a ser estudados e aplicados com a finalidade de utilizar de forma eficiente seus conceitos, uma vez que afetam diretamente os custos das empresas. No controle dos veículos da frota da empresa a gestão da manutenção preventiva é importante pois reduz os custos com as manutenções corretivas e diminui a quantidade de paradas inesperadas permitindo a disponibilidade integral da frota de veículos. Os veículos funcionando corretamente, contribuem com a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes, como a emissão de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), entre outros... Esses gases em geral são gerados na combustão incompleta do combustível. Com os veículos revisados e regulados, a emissão desses gases é reduzida e permite a minimização do consumo de combustível. O presente trabalho, visa o desenvolvimento, estruturação e controle para uma gestão de manutenção preventiva, utilizando planilhas para controle, checklist de manutenção preventiva, e procedimentos bem definidos e estruturados.
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    Projeto de uma unidade hidráulica para uma prensa de conformação de pastilhas de freio
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-02) Nascimento, Luiz Paulo; Herrera, Cristhiano da Costa; Santos, Rafael dos; Dias, Jefferson Aparecido
    Este trabalho se refere ao projeto de uma unidade hidráulica para aplicação em uma prensa de conformação de pastilhas de freio. O objetivo é servir como um manual básico de dimensionamento de unidades hidráulicas para técnicos que possuem conhecimento básico em hidráulica industrial e seus componentes. Inicialmente foram abordados os princípios físicos que regem os componentes e sistemas hidráulicos, em seguida, uma descrição dos principais componentes hidráulicos e suas aplicações, configuração de um sistema para a aplicação apresentada, dimensionamento e seleção de componentes, comparação de orçamentos entre os principais fornecedores do mercado e a conclusão com consolidação e verificação das instruções baseadas na prática.
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    Otimização dos parâmetros de usinagem de um “porta sonda” utilizando software CAM
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-01) Vaz, Gabriel Vinicius Assai; Cruz Junior, Eli Jorge da; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Manarelli, Flávio Henrique
    Pesquisas acerca da otimização do processo de usinagem são realizadas frequentemente no meio acadêmico e industrial, pois, garantem a competitividade no mercado e incentivam a redução de custos em termos de produtividade. Sendo assim, este trabalho retrata uma abordagem de aperfeiçoamento durante a operação de fresamento de cavidade na fabricação de uma peça em uma empresa metal mecânica, propondo novos parâmetros de corte que visam reduzir o tempo de fabricação através da otimização dos parâmetros de usinagem por meio de simulações computacionais em software CAD/CAM apresentando novas condições de usinagem com base em uma matriz experimental baseada nas limitações da máquina ferramenta e processo da empresa. Os parâmetros de corte, principalmente a profundidade de corte e suas variações, influenciaram de forma a reduzir consideravelmente o tempo de usinagem durante o fresamento de cavidade, podendo economizar 46,8% de tempo para a operação.