Navegando por Campus "BRAGANÇA PAULISTA"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBragAccess: locais acessiveis para pessoas com deficiência em Bragança Paulista(IFSP, 2023-06-27) Fonseca, Kaique Oliveira Tsimitakis; Ghislandi, Karen Stephanie de Oliveira; Oliveira Junior, Osvaldo Gonçalves de; Giancolli, Ana Paula MüllerApós as duas grandes guerras mundiais as pessoas com deficiência começaram a seraceitas como cidadãos da sociedade. Isto demonstrou que houve uma grande evolução.Em seguida, começaram as lutas que vão desde a forma de se pronunciarem até aosdireitos de acessibilidade e muitos outros, que atualmente é comum para as pessoascom deficiência, pois em 2015 foi instituída a constituição da pessoa com deficiênciaonde é possível encontrar inúmeras leis que os asseguram. Porém, mesmo existindoessas leis ainda encontram muitas dificuldades principalmente em acessibilidade. Deuns anos para cá o uso da tecnologia está cada vez mais presente na sociedade e temajudado em muitas tarefas, na saúde e até mesmo em um melhor convívio entre aspessoas. A aplicação proposta irá apresentar locais e suas possíveis acessibilidades,separadas entre atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica eprogramática na cidade de Bragança Paulista e os dados serão armazenados em umbanco de dados.Palavras-chave: acessibilidade; cidadão; constituição; deficiência; legislação; socie-dade.
- ItemRelatório técnico-científico de atuação profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(IFSP, 2023-06-24) Briz, Lucas SantosEste relatório técnico-científico explora a experiência em um programa de estágio deuma empresa brasileira de tecnologia atuante no ramo defoodtech. Observou-se anotoriedade de um programa de estágio como porta de entrada para o mercado profis-sional, do mesmo modo que foi exequível vivenciar como foi o acolhimento por parteda empresa e como ela é estruturada de forma a proporcionar um ambiente oportunopara o desenvolvimento de um estagiário, acima das dificuldades percebidas, alémda relação com diversos profissionais, ferramentas e tecnologias, consequentemente,como isso impactou na atuação de um desenvolvedor desoftware backendem ummicrosserviço. Ademais, por meio dessa experiência foram discutidos pontos sobre aforma que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está estruturado e comocolaborou para o desenvolvimento do autor frente à sua atuação prática profissional.
- ItemRelatório técnico-científico de atuação profissional Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(IFSP, 2023-06-24) Neves, Luand Corrêa dasNo decorrer dos anos, observou-se avanços significativos na área da tecnologia, emdiversas vertentes. Uma dessas áreas de crescimento é a utilização dechatbotsparaauxiliar no atendimento aos clientes de empresas. Devido ao aumento na procuradessa solução, muitas empresas buscam profissionais capacitados para atuarem naconstrução de fluxos conversacionais, no desenvolvimento, teste de qualidade e im-plantação. Oschatbotsmais avançados utilizam serviços externos para consultas pormeio deAPIs Reste alguns até mesmo, são treinados para utilizar uma base deconhecimento ? inteligência artificial, consequentemente, os profissionais envolvidosnesse processo precisam ter habilidades em desenvolvimentofull-stack. Portanto, opresente documento tem como objetivo apresentar as atividades de atuação profis-sional, as ferramentas e linguagens utilizadas na rotina interna de uma empresa naárea de desenvolvimento desoftware, que exige reuniões e entregas, algumas delasutilizando métodos ágeis. Na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, asresponsabilidades e funções desempenhadas pelos profissionais estão relacionadasaos inúmeros conhecimentos adquiridos e abordados no curso, aprimorando tanto osconceitos teóricos quanto práticos. Todos esses conhecimentos e habilidades desen-volvidas durante o curso capacita o profissional a ingressar no ambiente de trabalho,aplicando as vertentes técnicas e de gestão aprendidas, enriquecendo cada vez maissua atuação profissional.
- ItemSmarteconomy: aplicativo para gestão de finanças pessoais(IFSP, 2023-07-04) Moraes , Eduardo Sá Ribeiro de; Villaslobo, Leonardo Aparecido Cardoso; Leme, AndréAbordando o mercado financeiro e a complexidade envolvida, dispusera-se de ferramentas criativas para a elaboração de um conteúdo didático. A educação financeira toma espaço quando se leva em conta a individualidade e as tendências culturais. Estudar o âmbito financeiro da cultura brasileira requer um olhar micro referente a essas tendências para obter-se então o entendimento pleno da capacidade intelectual euma visão macro, que por sua vez, tende a englobar comportamentos similares em boa parcela da população.Para tal, destaca-se principalmente um dos pontos importantes, o acesso ao crédito e consigo as consequências observadas nos índices correspondentes. Dados apresentados mostram que o acesso facilitado ao crédito é associado a sinônimo de salvação para aqueles que se encontram em situações financeiras complicadas, entretanto, não são. Ferramentas como o crédito visam proporcionar a oportunidade de financiamento em questão, principalmente para a aquisição de bens a longo prazo.Dito isso, foram inseridos os contextos deNecessidades versus Desejos, apresentado pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow, na década de 40. Estudos sociais deram início a pesquisa mais conceituada de Maslow, A Hierarquia das Necessidades, pesquisa entreposta no conceito deeducação financeira e cultura social. Como base o conteúdo é voltado para as diferentes maneiras de se inserir ferramentas que propõem a melhor gestão financeira na vida pessoal de cada indivíduo.