• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos : análise de uma prática em uma escola bilíngue

    Thumbnail
    View/Open
    Conhecimentos mobilizadores.pdf (3.275Mb)
    Date
    2017
    Author
    TEÓFILO, Flávia Roberta Porto
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática, a partir de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), para um grupo de estudantes surdos sobre função afim. Foi utilizada uma abordagem qualitativa do tipo intervencionista. Os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com a professora pesquisada, filmagens das aulas e um diário de campo. Esta pesquisa tem como fundamentação teórica os trabalhos de Simon (1995) sobre o uso da THA no ensino de matemática em uma perspectiva construtivista e os trabalhos de Shulman (1986) no que concerne aos conhecimentos do professor. Como componente do Ciclo de Ensino desenvolvido por Simon, a THA foi elaborada a partir dos resultados de pesquisas sobre função afim considerando, enquanto escolha didática, as teorias de Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e a Pedagogia Visual de Campello (2008). A partir da análise dos dados coletados, é possível afirmar que a THA pode ser utilizada para verificar os conhecimentos mobilizados pelos professores. Em relação ao professor de surdo, é possível afirmar que o conhecimento da cultura e das especificidades destes estudantes, da língua de sinais articulada com a língua portuguesa, dos recursos visuais, do pedagógico e do conteúdo específico são essenciais no processo de ensino
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/281
    Collections
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV