• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuições da estatística para a educação socioemocional na educação básica

    Thumbnail
    View/Open
    Contribuições da estatistica.pdf (3.518Mb)
    Date
    2017
    Author
    TAMASHIRO, Jândela Cristiani Guilherme dos Santos
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Esta pesquisa tem como objetivo verificar se uma sequência didática elaborada para o processo de ensino e aprendizagem de variáveis estatísticas, organização, apresentação, leitura e interpretação de gráficos e tabelas, favorecerá simultaneamente, o aprendizado socioemocional em um ou mais aspectos explicitados no programa Collaborative for Academic, Social and Emoctional Learning (CASEL): Autoconhecimento, Consciência social, Tomada de decisão responsável, Habilidade de relacionamento, Autogestão. Buscou-se responder à seguinte questão: Uma sequência didática elaborada para o ensino da Estatística, pode contribuir com algum aspecto da Educação Socioemocional? A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo. Para a coleta de dados utilizamos: protocolo das atividades realizadas, observação, gravação em áudio e roda de conversa. A pesquisa foi realizada com uma turma de estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo. Pode-se observar entre os jovens participantes da pesquisa, uma conscientização e socialização do exercício da empatia de alguns com os demais. Esse fato denota construção de competências de consciência social, que é a base para tomada de decisão responsável, pois eles conseguiram compreender os efeitos prejudiciais de ingerir bebida alcoólica, principalmente entre menores de idade. O produto final desse estudo é um relatório, contendo a sequência didática elaborada, a análise efetuada com nossas considerações futuras. Uma delas é a necessidade de ampliar tempo e frequência do trabalho com a interdisciplinaridade entre Estatística e Educação Socioemocional
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/279
    Collections
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV