• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação continuada em matemática de professores do Ensino Fundamental I

    Thumbnail
    View/Open
    Formação continuada.pdf (204.2Kb)
    Date
    2016
    Author
    MENDES, Mirela
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Várias modalidades de formação continuada têm sido vivenciadas pelos professores, entretanto existe espaço no campo da pesquisa para uma análise de como essas modalidades de formação têm chegado aos professores e qual sua efetiva contribuição para o desenvolvimento profissional deles. Assim, nesta pesquisa de mestrado escolheu-se explorar a modalidade de formação aula compartilhada, em Educação Matemática, do professor de Ensino Fundamental I, buscando responder à seguinte questão: quais as possibilidades e os limites da aula compartilhada como modalidade de formação continuada em Matemática? Essa pesquisa tem como objetivos: 1.Analisar o avanço dos professores na elaboração do seu planejamento de Matemática; 2. Verificar as mudanças nas crenças desses profissionais quanto ao ensino dessa disciplina; 3. Identificar possíveis desafios à concretização da proposta (limites). Do ponto de vista metodológico, optou-se pela realização de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como formadora da modalidade pesquisada. Para coleta de dados, recorreu-se à realização de entrevista, questionário, registros do processo da formação e análise de planejamentos elaborados pelos professores participantes da pesquisa, antes e após a vivência da formação, investigando possíveis mudanças na ação dos docentes participantes da pesquisa (três), que teve como lócus uma escola estadual localizada em uma Comunidade, em São Paulo. .A intenção foi analisar qualitativamente a contribuição da modalidade aula compartilhada para a formação contínua do professor de Ensino Fundamental I em Matemática, em uma escola pública. Como referencial teórico para a análise dos dados coletados, utilizaram-se as tendências em Educação Matemática descritas por Fiorentini (1995); os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Bicudo (1999). Buscou-se, ao investigar essa modalidade de formação, encontrar algumas possibilidades de intervenção junto aos professores rumo à melhoria da qualidade do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/268
    Collections
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV