• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuições do uso do livro didático digital nas práticas docentes no ensino de química

    Thumbnail
    View/Open
    Contribuições.pdf (882.8Kb)
    Date
    2016
    Author
    COSTA, Ricardo Augusto Marques da
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    ste projeto investigou possíveis mudanças nas práticas dos professores frente ao uso do livro didático digital (LDD). Cada vez mais presente nas salas de aula, devido ao avanço tecnológico atual, o LDD apresenta características peculiares que, com vantagens e desvantagens inerentes, propicia diversos recursos metodológicos e aproxima-se mais da realidade tecnológica do aluno. Adotou-se como referencial metodológico a análise textual discursiva em que a estrutura textual é elaborada por meio de categorias resultantes da análise das entrevistas. Os dados coletados junto a professores de Química de Ensino Médio, de escolas particulares da cidade de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, visou compreender quais as contribuições têm o livro didático digital nas aulas destes professores. Assim, segundo a análise textual discursiva, as transcrições foram unitarizadas, categorizadas e, posteriormente, formando um corpo de texto. Percebeu-se que os professores têm papel central para o LDD ser bem sucedido e que o desconhecimento das ferramentas do LDD, superficialidade ao se analisar o livro que será adotado e imposição pela adoção deste geram sua subutilização. Além do mais, a mobilização dos alunos para a utilização do livro depende muito dos comandos dados pelos professores. A partir disto, foram propostas maneiras de atuação na formação continuada dos professores, com a finalidade de uma utilização plena do LDD nas aulas
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/263
    Collections
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV