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dc.contributor.authorCOPPEDÉ, Daniel
dc.date.accessioned2021-12-10T17:27:33Z
dc.date.available2021-12-10T17:27:33Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://repo.ifsp.edu.br/123456789/255
dc.description.abstractO trabalho apresenta um estudo voltado a um tipo específico de roda de inércia, conhecida como Flywheel, capaz de acumular energia cinética quando em movimento. Foram realizadas análises computacionais sobre a geometria e a proporção de materiais conjugados para o rotor. Estas rodas são utilizadas em baterias eletromecânicas que detém uma maior vida útil se comparada com outros tipos de bateria comercialmente conhecidas. Este estudo visa à análise de uma roda de inércia girando a uma velocidade de rotação de até 150.000 rpm, assim concentrando maior quantidade de energia e reduzindo dimensões e custos de material. Para tanto, neste trabalho foram criados e simulados, pelo Método de Elementos Finitos, vários tipos de geometrias de rodas de inércia, com a intenção de verificar o comportamento das tensões de resistência mecânica do material na sua elevada velocidade de rotação. Com estes dados escolheu se a geometria e o material que juntos obtiveram o melhor desempenho para o desenvolvimento de uma roda de inércia de baixo custo e elevado rendimento, com resultados obtidos de rotações acima dos 170.000 rpm.pt_BR
dc.subjectBateria eletromecânicapt_BR
dc.subjectFlywheelpt_BR
dc.titleAnálise por simulação de rotores de materiais conjugados para baterias eletromecânicaspt_BR


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