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    Ciclos de modelagens

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    Ciclos de modelagem.pdf (1.615Mb)
    Date
    2018
    Author
    KAMADA, Wilian
    Metadata
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    Abstract
    Vivemos em uma época em que o uso da tecnologia em sala de aula já não é apenas mais uma questão duvidosa sobre o seu enorme potencial didático. Passamos ao ponto em que a sua inserção passa a ser necessária diante dos diversos e diferentes recursos que existem e são disponibilizados instantaneamente para o educador e o educando. O uso das tecnologias didáticas educativas proporciona a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, aumenta a motivação dentro e fora da sala de aula e atrela o cotidiano com a prática. Esta pesquisa apresenta o caráter qualitativo, sob a forma de pesquisa ? ação, que mostrou a utilização do Arduino com o Ciclos de Modelagens propostos pelo David Hestenes (1996) para os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar ? Unidade Centro, instituição a qual o pesquisador também é professor. A sua utilização envolveu os conteúdos de calorimetria, termodinâmica e eletricidade, mas que podem ser estendidos para outros assuntos das Ciências da Natureza e para Matemática. Da mesma forma, esta pesquisa pode ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental, médio ou superior. O seu desenvolvimento envolveu a utilização da placa Arduino pelos grupos de estudantes em sala de aula e no laboratório de informática, para que desenvolvessem modelos que explicassem fenômenos sobre a termologia, baseados na elaboração da programação, da montagem experimental e delimitação da validade do modelo. Foi presenciado a total participação dos estudantes na elaboração dos ciclos e ocorreu um aumento do aprendizado de conceitos físicos. E apesar do Arduino requisitar um planejamento e conhecimento prévio, a sua aplicação ajudou a desenvolver uma aprendizagem significativa no Ensino de Física
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/235
    Collections
    • Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

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