• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do ensino médio integrad

    Thumbnail
    View/Open
    Criação de um conjunto de questionários.pdf (4.265Mb)
    Date
    2019
    Author
    FREITAS, Priscila Cabreira de
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    A pesquisa parte de desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi elaborado um produto educacional, intitulado ?Mas que História é essa?: As relações de trabalho na História do Brasil?. Trata-se de um conjunto de perguntas e respostas (quizzes) sobre a temática ?As relações de trabalho na História do Brasil? (e outros aspectos envolvendo a vida do trabalhador), que contém questões com dois níveis de dificuldades e foi gamificado na plataforma digital de aprendizagem baseada em jogos Kahoot!, para a utilização com dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São João da Boa Vista, de faixa etária entre 17 e 18 anos. Na percepção da maioria dos alunos, a aplicação do produto educacional nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos do tema ?relações de trabalho? e a associação destes fatos a sua realidade. Além disso, os discentes sentiram maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis durante as aulas também foi apreciado e tido como um elemento colaborador para o ensino-aprendizagem.
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/216
    Collections
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV