• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Comportamento informacional discente no ensino médio integrado

    Thumbnail
    View/Open
    Comportamento informacional discente.pdf (6.274Mb)
    Date
    2019
    Author
    SOUZA, Agata Nelza Gomes de
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Demonstra como a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, pode contribuir para estimular um melhor comportamento informacional discente entre os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), ampliando assim as possibilidades de construção do conhecimento na perspectiva da politecnia. Teoriza sobre o conceito de informação e salienta a importância do desenvolvimento de ações educativas direcionadas às atividades de busca e uso da informação. Justifica-se pela necessidade de rompimento com a ilusão de que o acesso ao conhecimento está democratizado por conta da recente ampliação de acesso aos meios de comunicação e à internet. Torna-se oportuna ao corroborar com a desconstrução da lógica que o desenvolvimento de habilidades de busca e uso informacional entre os alunos do EMI deve se dar na perspectiva exclusiva da ampliação da competitividade no mercado de trabalho. Defende que o ensino no âmbito informacional tem uma finalidade maior à classe trabalhadora: o desenvolvimento de sua emancipação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e aplicada, de abordagem indutiva e com utilização de metodologia mista. Apresenta as etapas de desenvolvimento de um produto educacional, tendo como população analisada os alunos do EMI do IFSP/Câmpus Jacareí. Assim, desenvolve-se e aplica-se um vídeo educativo sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). A mídia educativa tem o roteiro pautado nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que também ilustra as possibilidades de ensino no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; a atuação da biblioteca e do profissional bibliotecário no processo de ensino e, ainda, a continuidade da existência de condições de trabalho análogas à escravidão nos dias atuais. Os resultados apontaram que os alunos, após o contato com o vídeo educativo, já percebem que a negação do direito à informação impede a geração de novos conhecimentos. Nesse sentido, pretendem utilizar a LAI para alcançar as informações requeridas que, potencialmente, causarão impacto em sua realidade escolar de pesquisa e em sua atual ou futura ação profissional. Os alunos identificaram que o produto educacional desenvolvido é capaz de ser utilizado por outros públicos e em outros contextos, ou seja, pode ser transladado para a sociedade em geral.
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/209
    Collections
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV