Show simple item record

dc.contributor.authorSILVA, Erika de Cassia Lopes
dc.date.accessioned2021-12-10T12:15:26Z
dc.date.available2021-12-10T12:15:26Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repo.ifsp.edu.br/123456789/206
dc.description.abstractEste trabalho objetivou apresentar uma proposta de formação inicial e/ou continuada para agentes escolares que trate de dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A pesquisa justificou-se pela ineficácia em identificar sinais que geralmente indicam defasagem escolar ou ainda prejuízos nas áreas cognitivas, motoras, emocionais, sociais e de funcionamento executivo, além de diferenciar o que é dificuldade e Transtorno Específico de Aprendizagem, público este que não se caracteriza como alvo da Educação Especial. Ao mesmo tempo, pretendeu-se entender os problemas existentes neste tema no contexto da EPT como: o perfil dos docentes, da equipe pedagógica, dos alunos, entre outros e de reconhecer qual a função da psicopedagogia no diagnóstico clínico de transtornos e dificuldades de aprendizagem, através de um Diagnóstico Institucional, importante e fundamental para subsidiar todas as nuances que interferem direta ou indiretamente nesse processo. Para coleta de dados, foram utilizados questionários com a equipe escolar, aplicação de roteiro de ?Diagnóstico Institucional? com gestor da instituição. Os dados foram compilados por meio da técnica de análise de conteúdo, e seus resultados serviram como referência para elaborar uma proposta de formação para os agentes escolares. Após a realização da formação, a avaliação da proposta (formação) foi realizada também por coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores carecem de formações continuadas com esta temática e que quando esses momentos formativos são oferecidos pela própria instituição, estes ganham novos sentidos e significados, pois podem influenciar na prática reflexiva e no aprimoramento da docência.pt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectInclusão Dificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstornos específicos de aprendizagempt_BR
dc.subjectPúblico alvo da educação especial (PAEE)pt_BR
dc.titleProposta de formação para processo inclusivo dos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem na educação profissional e tecnológica em cursos técnicos integrados ao ensino médiopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record