• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Memória da classe trabalhadora: análise documental e visita museal no contexto do PROEJA

    Thumbnail
    View/Open
    Memória da classe trabalhadora.pdf (2.660Mb)
    Date
    2020
    Author
    SOUSA, Janaína de
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Partindo da necessidade de formação profissional técnica de nível médio aos trabalhadores brasileiros que tiveram negado o direito de acesso ao ensino regular e são marginalizados no sistema produtivo capitalista, surgiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (ProEJA), criado a partir do decreto n° 5478 de 24 de junho de 2005. O ProEJA. a presente pesquisa tem como objetivo investigar o resgate de parte da memória social, histórica e coletiva de estudantes-trabalhadores de Sertãozinho-SP, município caracterizado como agroindustrial, partindo da hipótese de que a análise historiográfica de fontes documentais e a visita técnica à instituição museológica Instituto Cultural Engenho Central ? Museu da Cana se constituem como uma proposta pedagógica que contribui para a compreensão dos processos de lutas contra-hegemônicas, dentro de um projeto concreto de emancipação humana. Considera-se que essa intervenção pedagógica, de resgate das memórias de classe dos estudantes-trabalhadores, contempla a proposta educacional do ProEJA, à medida em que se alinha como parte do processo de travessia educacional que busca a não subsunção dos trabalhadores aos interesses do capital. A intervenção pedagógica constituída pela análise historiográfica e visita técnica museal compõem o produto educacional elaborado e avaliado durante a pesquisa.
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/204
    Collections
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV