• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As concepções de docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para a integração curricular

    Thumbnail
    View/Open
    As concepções de.pdf (1.455Mb)
    Date
    2020
    Author
    PEREIRA, Alessandra Vetorelli
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente trabalho, intitulado ?As concepções de docentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para integração curricular?, se desenvolveu na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) relacionada com a pesquisa de formação integrada e a possibilidade de ocorrência de currículo integrado no curso em que ocorreu a coleta de dados para a investigação. O objetivo geral foi estudar as concepções dos docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre a formação integrada e relacioná-las com as bases teóricas da EPT. A pesquisa ocorreu por meio de entrevistas e do processo de elaboração do curso de geleia de acerola como forma de articular os conteúdos e promover formação integral. Os participantes da pesquisa foram os docentes que atuam em um curso técnico e contribuíram por meio de relatos nas entrevistas e na construção do curso de geleia. Este, além de ser dado de pesquisa, culminou no Produto Educacional que foi elaborado contendo uma sequência de ensino para auxiliar docentes da área de ensino integrado a realizarem outros trabalhos com integração curricular visando formação humana, crítica e emancipadora dos estudantes. De forma geral, os docentes que participaram da pesquisa defendem a importância de formação integrada, porém assumem que não possuem formação adequada para terem os conceitos fundamentais e fazerem integração, não estão planejando de forma coletiva e não articulam os conteúdos entre os componentes curriculares, fato que também pode ser verificado no projeto pedagógico do curso
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/203
    Collections
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV