• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As contribuições de uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado para alunos do ensino médio integrado

    Thumbnail
    View/Open
    As contribuições de uma sequência.pdf (13.11Mb)
    Date
    2020
    Author
    LOVATO, Lívia Maria
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O estágio curricular supervisionado constitui um importante espaço de articulação entre teoria e prática, que prepara o aluno para se inserir no mundo do trabalho de forma mais consciente e conhecedor dos seus direitos e deveres, assumindo um papel ativo nesse processo de formação ampla para sua vida profissional e cidadã. Partindo dessa concepção, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado do Ensino Médio Integrado e investigar suas contribuições para a formação integral do estudante. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com utilização de metodologia mista. Utilizou-se de teste diagnóstico e questionários (ambos online) para coleta de dados quantitativos e qualitativos. Tais dados foram analisados por meio da Estatística descritiva e da Análise de conteúdo. A população analisada foram os alunos do curso Técnico em Automação industrial Integrado ao Ensino Médio do IFSP/Câmpus Sertãozinho, coordenadores de curso e professores orientadores de estágio do EMI, supervisores de estágios de empresas concedentes de estágio e servidores do setor de estágio do IFSP/Câmpus Sertãozinho. Assim desenvolveu-se e aplicou-se o produto educacional elaborado nesta pesquisa, que foi uma sequência didática formativa para a realização do estágio curricular supervisionado no ensino médio integrado. O principal objetivo é contribuir para a melhoria do preparo do estudante do ensino médio integrado para a realização do estágio curricular supervisionado, visando à formação integral dos estudantes. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa identificaram que o produto educacional desenvolvido é capaz de esclarecer a importância do estágio para a formação integral do discente, assim como prepará-lo para vivenciar o estágio
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/200
    Collections
    • Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV