• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Formação de Professores – Ênfase no Ensino Superior - SPO
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - Formação de Professores – Ênfase no Ensino Superior (SPO)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Formação de Professores – Ênfase no Ensino Superior - SPO
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - Formação de Professores – Ênfase no Ensino Superior (SPO)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A caixa de cores

    Thumbnail
    View/Open
    A caixa de cores.pdf (6.810Mb)
    Date
    2016
    Author
    ALVES, Maria Cecília Leôncio
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Num mundo em que os estudantes têm acesso a inúmeras e variadas fontes de informação, a escola pública permanece aquém das possibilidades, criticada por manter métodos ultrapassados e desinteressantes, como a aula expositiva, com parcos resultados de aprendizagem. Dentro desse cenário, acreditamos que é necessário repensar o processo ensino e aprendizagem, estabelecendo um papel mais ativo para os alunos em relação ao seu aprendizado na sala de aula. Este trabalho traz o relato de uma atividade didática dentro de uma pesquisa de mestrado profissional que desenvolvemos e que objetiva colocar o aluno como protagonista do processo educativo. A atividade foi realizada com alunos de duas salas do Ensino Médio público de São Paulo e é baseada na construção de um diálogo entre professor e estudantes a partir das suas concepções de senso comum a respeito da formação e visão das cores. A interação é proporcionada pela tentativa de explicar o que o aluno vê num experimento chamado ?caixa das cores?. Com essa atividade esperamos contribuir para a melhora da prática docente, dando um exemplo de interação ativa na sala de aula. A fundamentação teórica se faz em torno das ideias de Piaget, Vygotsky, Ausubel, entre outros, que colocam o conhecimento prévio do aluno como fator a ser considerado no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que os alunos apresentaram uma grande dificuldade em expressar suas ideias, sendo necessário ao professor estimular e provocar o pensar sobre um fenômeno. Foi possível também abordar o conteúdo sobre a interação e formação das cores da luz de maneira mais motivadora e contextualizada, voltando-se a uma aplicação menos abstrata, preocupada com a compreensão e desenvolvimento cognitivo dos alunos
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/184
    Collections
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - Formação de Professores – Ênfase no Ensino Superior (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV