Browsing IFSP - Campus Sertãozinho (SRT) by Title
Now showing items 1-20 of 31
-
A aprendizagem baseada em projetos e o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação profissional e tecnológica
(2020)Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática que incorpora o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras da Aprendizagem baseada em projetos. A investigação foi realizada na ... -
A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional
(2020)O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com métodos de avaliação de novos produtos educacionais e que envolveu a aplicação de uma Oficina elaborada a partir de uma primeira versão de um roteiro. ... -
Cinedebate no PROEJA
(2020)A obra cinematográfica é um instrumento pedagógico que pode contribuir com o processo de formação crítica dos estudantes. O Proeja tem em seu Documento Base (2007) um compromisso assumido com a formação politécnica, em que ... -
Comportamento informacional discente no ensino médio integrado
(2019)Demonstra como a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, pode contribuir para estimular um melhor comportamento informacional discente entre os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), ampliando assim as ... -
As concepções de docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para a integração curricular
(2020)O presente trabalho, intitulado ?As concepções de docentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para integração curricular?, se ... -
A contribuição do ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação unilateral no ensino médio integrado
(2020)Tendo em vista a dificuldade encontrada pelos alunos nas aulas de Língua Inglesa, em face de um ensino gramatical descontextualizado, este trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática baseada em gênero textual ... -
As contribuições de uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado para alunos do ensino médio integrado
(2020)O estágio curricular supervisionado constitui um importante espaço de articulação entre teoria e prática, que prepara o aluno para se inserir no mundo do trabalho de forma mais consciente e conhecedor dos seus direitos e ... -
Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do ensino médio integrad
(2019)A pesquisa parte de desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi ... -
Criação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do ensino médio integrado
(2019)O presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), possui como objetivo compreender como a criação de uma narrativa digital ... -
Desenho técnico mecânico
(2020)Atualmente, o mundo do trabalho necessita de profissionais que, além das capacidades tecnológicas e científicas, tenham também domínio em comunicação, cultura, moral e envolvimento social, isto é, ter formação politécnica. ... -
Educação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade
(2019)Esta pesquisa tem como objetivo a aplicação e análise dos impactos de uma sequência didática no ensino médio integrado sobre gênero e sexualidade com enfoque nas questões de discriminações e violências e nas relações entre ... -
Ensino médio integrado
(2020)O objetivo central da pesquisa foi a criação e aplicação de um produto educacional (PE) para contribuir com o ensino na área de educação profissional, realizada em um curso de ensino médio integrado (EMI), na modalidade ... -
Expressões do movimento estudantil secundarista no ensino médio integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
(2020)Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa junto ao Movimento Estudantil (ME) Secundarista de uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi feito com os estudantes gremistas ... -
A formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral
(2019)Esta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do ... -
Histórias em quadrinhos e ensino médio integrado
(2019)Essa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São ... -
Integração curricular e formação de professores
(2019)Esta dissertação discute a integração curricular no Ensino Médio Integrado, tendo como eixo central a formação de professores. Buscou investigar como a formação de professores do EMI pode contribuir com a construção de ... -
Integração curricular e formação integral a partir do filme clube de compras Dallas
(2020)Neste trabalho é relatada a estruturação e a aplicação, por um grupo colaborativo, e a avaliação de uma sequência didática elaborada a partir do filme Clube de Compra Dallas com o objetivo de propiciar a integração curricular ... -
Integração curricular em um curso de aprendizagem industrial:
(2020)Esta pesquisa amparada nas bases conceituais da EPT versou sobre a criação e aplicação de um produto educacional no formato de uma sequência didática, com o objetivo de ser aplicado com duas turmas do curso de Aprendizagem ... -
Interdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na educação profissional e tecnológica aspirando a formação integral
(2019)A pesquisa teve como objetivo geral desenvolver como produto educacional, uma sequência didática, que inclui um aplicativo na forma de jogo, utilizando como tema articulador os semicondutores, para aplicação em cursos ... -
Memória da classe trabalhadora: análise documental e visita museal no contexto do PROEJA
(2020)Partindo da necessidade de formação profissional técnica de nível médio aos trabalhadores brasileiros que tiveram negado o direito de acesso ao ensino regular e são marginalizados no sistema produtivo capitalista, surgiu ...