Browsing IFSP - Campus Sertãozinho (SRT) by Issue Date
Now showing items 1-20 of 31
-
Comportamento informacional discente no ensino médio integrado
(2019)Demonstra como a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, pode contribuir para estimular um melhor comportamento informacional discente entre os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), ampliando assim as ... -
Educação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade
(2019)Esta pesquisa tem como objetivo a aplicação e análise dos impactos de uma sequência didática no ensino médio integrado sobre gênero e sexualidade com enfoque nas questões de discriminações e violências e nas relações entre ... -
Interdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na educação profissional e tecnológica aspirando a formação integral
(2019)A pesquisa teve como objetivo geral desenvolver como produto educacional, uma sequência didática, que inclui um aplicativo na forma de jogo, utilizando como tema articulador os semicondutores, para aplicação em cursos ... -
As necessidades informacionais dos alunos do PROEJA
(2019)Esta dissertação apresenta o processo de elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional intitulado ?Revista PROEJA: um guia para não se perder na escola?. O objetivo principal da pesquisa foi favorecer o atendimento ... -
O uso da música em EPT
(2019)A pesquisa parte da premissa de que é necessário promover uma formação omnilateral nos espaços escolares, sendo tal formação comprometida com as necessidades da classe trabalhadora e com sua autonomia e participação na ... -
Integração curricular e formação de professores
(2019)Esta dissertação discute a integração curricular no Ensino Médio Integrado, tendo como eixo central a formação de professores. Buscou investigar como a formação de professores do EMI pode contribuir com a construção de ... -
Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do ensino médio integrad
(2019)A pesquisa parte de desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi ... -
Produção e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica
(2019)A pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da ... -
Criação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do ensino médio integrado
(2019)O presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), possui como objetivo compreender como a criação de uma narrativa digital ... -
Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica
(2019)Esta pesquisa objetivou desvelar as experiências dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do Câmpus Sertãozinho do IFSP, no que concerne a saúde mental discente. Esta proposta resultou em um encaminhamento, ... -
A formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral
(2019)Esta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do ... -
Histórias em quadrinhos e ensino médio integrado
(2019)Essa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São ... -
Sequência didática com noções de cidadania
(2019)A pesquisa teve o objetivo de contribuir para a formação integral do aluno do ensino médio integrado. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática contendo um roteiro de aulas para a aplicação no ensino médio integrado ... -
As tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos
(2019)O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente na modalidade Jovens e Adultos ? PROEJA, tornarem-se usuários autônomos e ... -
Projeto interdisciplinar
(2019)Esta pesquisa discutiu o trabalho interdisciplinar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio como um meio para obter a formação integral. O Ensino Médio Integrado à formação técnica, em que o aluno recebe formação ... -
A utilização de um vídeo informativo para o despertar da práxis democrática dos estudantes do ensino médio integrado do IFSP Catanduva
(2020)As premissas teóricas que conduziram esse estudo partiram dos princípios democráticos instituídos nas legislações federais e normativas da instituição, percorreu pelas concepções de democracia e sua práxis brasileira ... -
Ensino médio integrado
(2020)O objetivo central da pesquisa foi a criação e aplicação de um produto educacional (PE) para contribuir com o ensino na área de educação profissional, realizada em um curso de ensino médio integrado (EMI), na modalidade ... -
Desenho técnico mecânico
(2020)Atualmente, o mundo do trabalho necessita de profissionais que, além das capacidades tecnológicas e científicas, tenham também domínio em comunicação, cultura, moral e envolvimento social, isto é, ter formação politécnica. ... -
Sequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral
(2020)As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidas por artrópodes hematófagos durante o repasto sanguíneo. Doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya são arboviroses que possuem em comum o mesmo vetor ... -
A aprendizagem baseada em projetos e o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação profissional e tecnológica
(2020)Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática que incorpora o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras da Aprendizagem baseada em projetos. A investigação foi realizada na ...