IFSP - Campus Sertãozinho (SRT)
Browse by
Collections in this community
-
Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
Recent Submissions
-
Criação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do ensino médio integrado
(2019)O presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), possui como objetivo compreender como a criação de uma narrativa digital ... -
Sequência didática com noções de cidadania
(2019)A pesquisa teve o objetivo de contribuir para a formação integral do aluno do ensino médio integrado. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática contendo um roteiro de aulas para a aplicação no ensino médio integrado ... -
As tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos
(2019)O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente na modalidade Jovens e Adultos ? PROEJA, tornarem-se usuários autônomos e ... -
Histórias em quadrinhos e ensino médio integrado
(2019)Essa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São ... -
A formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral
(2019)Esta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do ... -
Projeto interdisciplinar
(2019)Esta pesquisa discutiu o trabalho interdisciplinar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio como um meio para obter a formação integral. O Ensino Médio Integrado à formação técnica, em que o aluno recebe formação ... -
Produção e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica
(2019)A pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da ... -
Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do ensino médio integrad
(2019)A pesquisa parte de desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi ... -
Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica
(2019)Esta pesquisa objetivou desvelar as experiências dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do Câmpus Sertãozinho do IFSP, no que concerne a saúde mental discente. Esta proposta resultou em um encaminhamento, ... -
Interdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na educação profissional e tecnológica aspirando a formação integral
(2019)A pesquisa teve como objetivo geral desenvolver como produto educacional, uma sequência didática, que inclui um aplicativo na forma de jogo, utilizando como tema articulador os semicondutores, para aplicação em cursos ... -
O uso da música em EPT
(2019)A pesquisa parte da premissa de que é necessário promover uma formação omnilateral nos espaços escolares, sendo tal formação comprometida com as necessidades da classe trabalhadora e com sua autonomia e participação na ... -
Educação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade
(2019)Esta pesquisa tem como objetivo a aplicação e análise dos impactos de uma sequência didática no ensino médio integrado sobre gênero e sexualidade com enfoque nas questões de discriminações e violências e nas relações entre ... -
Integração curricular e formação de professores
(2019)Esta dissertação discute a integração curricular no Ensino Médio Integrado, tendo como eixo central a formação de professores. Buscou investigar como a formação de professores do EMI pode contribuir com a construção de ... -
As necessidades informacionais dos alunos do PROEJA
(2019)Esta dissertação apresenta o processo de elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional intitulado ?Revista PROEJA: um guia para não se perder na escola?. O objetivo principal da pesquisa foi favorecer o atendimento ... -
Comportamento informacional discente no ensino médio integrado
(2019)Demonstra como a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, pode contribuir para estimular um melhor comportamento informacional discente entre os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), ampliando assim as ... -
Expressões do movimento estudantil secundarista no ensino médio integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
(2020)Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa junto ao Movimento Estudantil (ME) Secundarista de uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi feito com os estudantes gremistas ... -
Cinedebate no PROEJA
(2020)A obra cinematográfica é um instrumento pedagógico que pode contribuir com o processo de formação crítica dos estudantes. O Proeja tem em seu Documento Base (2007) um compromisso assumido com a formação politécnica, em que ... -
Proposta de formação para processo inclusivo dos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem na educação profissional e tecnológica em cursos técnicos integrados ao ensino médio
(2020)Este trabalho objetivou apresentar uma proposta de formação inicial e/ou continuada para agentes escolares que trate de dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ... -
Integração curricular em um curso de aprendizagem industrial:
(2020)Esta pesquisa amparada nas bases conceituais da EPT versou sobre a criação e aplicação de um produto educacional no formato de uma sequência didática, com o objetivo de ser aplicado com duas turmas do curso de Aprendizagem ... -
Memória da classe trabalhadora: análise documental e visita museal no contexto do PROEJA
(2020)Partindo da necessidade de formação profissional técnica de nível médio aos trabalhadores brasileiros que tiveram negado o direito de acesso ao ensino regular e são marginalizados no sistema produtivo capitalista, surgiu ...