Browsing Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO) by Title
Now showing items 1-20 of 40
-
Agricultura convencional versus agricultura orgânica
(2018)O ensino de ciências contextualizado por meio da discussão de temas sociocientíficos relevantes, fundamentada em conceitos científicos aprendidos em sala de aula, contribui para a formação ampla dos estudantes, capacitando-os ... -
Análise das potencialidades do uso do modelo híbrido de rotação por estações no ensino de química orgânica no ensino médio
(2019)Nesta dissertação de mestrado apresenta-se uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades do uso do modelo híbrido de Rotação por Estações (RE), para o ensino de química orgânica. A proposta de uso do ... -
Análise de uma sequência de ensino investigativa no ensino de química realizada com um grupo de estudantes surdos
(2017)Atividades desenvolvidas nas aulas de Química que promovem a participação dos estudantes de maneira significativa podem possibilitar a compreensão do conhecimento científico e contribuir para a formação de cidadãos críticos ... -
Análise dos impactos do SARESP nas políticas públicas para formação contínua de professores de matemática da SEE/SP
(2017)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) são orientadores de políticas públicas para formação de professores no ... -
Aspectos do processo de ensino-aprendizagem de matemática por um grupo de estudantes surdos do ensino médio
(2016)O objetivo deste estudo foi compreender aspectos do processo de ensinoaprendizagem em relação a Libras, a Língua Portuguesa e a Linguagem Matemática, de um grupo de estudantes surdos, do ensino médio ao realizarem atividades ... -
Atividades investigativas na educação de jovens e adultos
(2019)Consolidar a permanência dos alunos e promover um ensino de Ciências contextualizado com a vida dos estudantes são alguns dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades de caráter investigativo ... -
Ciclos de modelagens
(2018)Vivemos em uma época em que o uso da tecnologia em sala de aula já não é apenas mais uma questão duvidosa sobre o seu enorme potencial didático. Passamos ao ponto em que a sua inserção passa a ser necessária diante dos ... -
Conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos : análise de uma prática em uma escola bilíngue
(2017)O presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática, a partir de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), para um grupo de estudantes surdos ... -
Conhecimentos para o ensino de matemática e a formação inicial de professores de matemática
(2019)Nesta pesquisa foi desenvolvido um estudo que busca responder a seguinte questão de pesquisa: Quais conhecimentos para o ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) se apresentam nos documentos oficiais de ... -
Considerações sobre e soluções dos problemas propostos do livro tópicos de teoria dos números da coleção PROFMAT
(2019)Este trabalho apresenta as soluções dos problemas propostos do livro Tópicos de Teoria dos Números da Coleção PROFMAT. Há uma breve discussão sobre resolução de problemas matemáticos, especialmente nas teorias de George ... -
Contribuições da estatística para a educação socioemocional na educação básica
(2017)Esta pesquisa tem como objetivo verificar se uma sequência didática elaborada para o processo de ensino e aprendizagem de variáveis estatísticas, organização, apresentação, leitura e interpretação de gráficos e tabelas, ... -
Contribuições das educação estatística, socioemocional e financeira para a saúde do cidadão
(2018)Este trabalho teve como objetivo verificar as possibilidades de aprendizagem geradas por uma atividade que busca integrar Educação Matemática Crítica, Educação Estatística, Educação Financeira e Educação Socioemocional de ... -
Contribuições do uso do livro didático digital nas práticas docentes no ensino de química
(2016)ste projeto investigou possíveis mudanças nas práticas dos professores frente ao uso do livro didático digital (LDD). Cada vez mais presente nas salas de aula, devido ao avanço tecnológico atual, o LDD apresenta características ... -
Currículos prescritos de matemática na perspectiva da enculturação matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2019)Esta pesquisa tem por objetivo compreender, a partir dos estudos sobre enculturação matemática desenvolvidos por Bishop, as propostas para o currículo de matemática dos anos finais do ensino fundamental presentes nos ... -
Dispositivos móveis digitais e sistemas de resposta em sala de aula
(2018)A pesquisa teve como objetivo investigar possibilidades de favorecer a interação dialógica entre professores e estudantes em uma sala de aula a partir do uso de recursos didáticos oferecidos por um software da família ... -
Educação CTS
(2016)Nesta dissertação de mestrado apresentamos uma pesquisa que teve como objetivo identificar as potencialidades e os desafios encontrados no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) orientada para uma Educação que ... -
O ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015
(2017)Em decorrência da relevância do ensino de fungos na educação básica e das contribuições do livro didático para a aprendizagem de conteúdos, o objetivo deste trabalho foi analisar quais conteúdos conceituais procedimentais ... -
O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemas
(2016)Apresentamos aqui algumas reflexões envolvendo o ensino e a aprendizagem de noções de Cálculo Diferencial e Integral. Amparada em aportes teóricos pertinentes, busca-se propor atividades para abordar noções de Cálculo, ... -
Ensino híbrido
(2019)É possível observar o crescimento e a penetração que as novas tecnologias têm na sociedade em geral e também no ambiente escolar. O avanço tecnológico provocou a emergência de novas metodologias de ensino que podem ir ao ... -
Estudo sobre uma abordagem transdisciplinar entre a educação estatística e a educação socioemocional
(2018)Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que buscou verificar a possibilidade de desenvolver as habilidades socioemocionais como: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada ...