Dissertações - Ensino de Ciências e Matemática (SPO)
Browse by
Recent Submissions
-
Conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos : análise de uma prática em uma escola bilíngue
(2017)O presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática, a partir de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), para um grupo de estudantes surdos ... -
Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao ensino médio
(2017)Apresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos ... -
Contribuições da estatística para a educação socioemocional na educação básica
(2017)Esta pesquisa tem como objetivo verificar se uma sequência didática elaborada para o processo de ensino e aprendizagem de variáveis estatísticas, organização, apresentação, leitura e interpretação de gráficos e tabelas, ... -
Utilizando o Arduino como atividade aberta de investigação e experimentação matemática para o ensino de conceitos de matrizes
(2017)Há tempos o ensino de Matemática vem sendo investigado e estas investigações demonstram que o mesmo deve ser feito de modo criativo, envolvendo o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), como também a ... -
Análise dos impactos do SARESP nas políticas públicas para formação contínua de professores de matemática da SEE/SP
(2017)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) são orientadores de políticas públicas para formação de professores no ... -
Formação de professores em contexto para o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental crítica na escola
(2017)A urgência em formar cidadãos emancipados, críticos e transformadores da realidade socioambiental em que estão inseridos torna o papel da escola cada vez mais importante. A educação escolar apresenta-se como uma possibilidade ... -
O ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015
(2017)Em decorrência da relevância do ensino de fungos na educação básica e das contribuições do livro didático para a aprendizagem de conteúdos, o objetivo deste trabalho foi analisar quais conteúdos conceituais procedimentais ... -
Análise de uma sequência de ensino investigativa no ensino de química realizada com um grupo de estudantes surdos
(2017)Atividades desenvolvidas nas aulas de Química que promovem a participação dos estudantes de maneira significativa podem possibilitar a compreensão do conhecimento científico e contribuir para a formação de cidadãos críticos ... -
Educação CTS
(2016)Nesta dissertação de mestrado apresentamos uma pesquisa que teve como objetivo identificar as potencialidades e os desafios encontrados no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) orientada para uma Educação que ... -
Uma proposta de ensino de logaritmos utilizando os conceitos de modelagem matemática
(2016)Esta pesquisa de cunho teórico tem por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino de logaritmos utilizando as ideias da Modelagem Matemática por meio de fases para uma possível aplicação para turmas de Licenciatura ... -
Aspectos do processo de ensino-aprendizagem de matemática por um grupo de estudantes surdos do ensino médio
(2016)O objetivo deste estudo foi compreender aspectos do processo de ensinoaprendizagem em relação a Libras, a Língua Portuguesa e a Linguagem Matemática, de um grupo de estudantes surdos, do ensino médio ao realizarem atividades ... -
O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemas
(2016)Apresentamos aqui algumas reflexões envolvendo o ensino e a aprendizagem de noções de Cálculo Diferencial e Integral. Amparada em aportes teóricos pertinentes, busca-se propor atividades para abordar noções de Cálculo, ... -
Qualidade de vida no currículo da formação docente
(2016)Neste trabalho, propusemos um projeto que possa ser trabalhado interdisciplinarmente em todos os seis cursos de formação de professores, oferecidos em uma instituição pública. Defendemos que é tarefa da formação de ... -
Formação continuada em matemática de professores do Ensino Fundamental I
(2016)Várias modalidades de formação continuada têm sido vivenciadas pelos professores, entretanto existe espaço no campo da pesquisa para uma análise de como essas modalidades de formação têm chegado aos professores e qual sua ... -
Laboratório didático investigativo
(2016)O ensino de Física há muito se tem tornado um grande desafio para a maioria dos docentes da área. Aulas formais sob a ótica de diversos teóricos não têm contribuído para o processo ensino/aprendizagem de modo significativo. ... -
Promoção de saberes docentes e articulação teórico-prática entre um grupo de Licenciandos em Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
(2016)No que diz respeito à formação profissional de professores, as pesquisas em educação indicam a importância de se considerar as realidades educativas e o cotidiano dos docentes no processo de sua formação, seja ele inicial ... -
Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de conceitos matemáticos
(2016)No presente trabalho, faremos considerações acerca de uma ?nova? metodologia de ensino ativa: referimo-nos à Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A palavra ?nova? se refere à utilização desta metodologia no ensino e ... -
Saberes docentes para o trabalho com educação científica na educação infantil : ampliando as aprendizagens das crianças
(2016)Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com educação científica desde a Educação Infantil. Tratando-se de crianças pequenas, a aproximação ... -
Contribuições do uso do livro didático digital nas práticas docentes no ensino de química
(2016)ste projeto investigou possíveis mudanças nas práticas dos professores frente ao uso do livro didático digital (LDD). Cada vez mais presente nas salas de aula, devido ao avanço tecnológico atual, o LDD apresenta características ... -
Reflexões sobre o ensino de química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista
(2018)Esta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal verificar a correlação entre os conceitos de Química, avaliados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), frente aos documentos norteadores da ...