Search
Now showing items 1-8 of 8
Formação de professores em contexto para o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental crítica na escola
(2017)
A urgência em formar cidadãos emancipados, críticos e transformadores da realidade socioambiental em que estão inseridos torna o papel da escola cada vez mais importante. A educação escolar apresenta-se como uma possibilidade ...
Análise de uma sequência de ensino investigativa no ensino de química realizada com um grupo de estudantes surdos
(2017)
Atividades desenvolvidas nas aulas de Química que promovem a participação dos estudantes de maneira significativa podem possibilitar a compreensão do conhecimento científico e contribuir para a formação de cidadãos críticos ...
Análise dos impactos do SARESP nas políticas públicas para formação contínua de professores de matemática da SEE/SP
(2017)
Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) são orientadores de políticas públicas para formação de professores no ...
O ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015
(2017)
Em decorrência da relevância do ensino de fungos na educação básica e das contribuições do livro didático para a aprendizagem de conteúdos, o objetivo deste trabalho foi analisar quais conteúdos conceituais procedimentais ...
Utilizando o Arduino como atividade aberta de investigação e experimentação matemática para o ensino de conceitos de matrizes
(2017)
Há tempos o ensino de Matemática vem sendo investigado e estas investigações demonstram que o mesmo deve ser feito de modo criativo, envolvendo o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), como também a ...
Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao ensino médio
(2017)
Apresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos ...
Contribuições da estatística para a educação socioemocional na educação básica
(2017)
Esta pesquisa tem como objetivo verificar se uma sequência didática elaborada para o processo de ensino e aprendizagem de variáveis estatísticas, organização, apresentação, leitura e interpretação de gráficos e tabelas, ...
Conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos : análise de uma prática em uma escola bilíngue
(2017)
O presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática, a partir de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), para um grupo de estudantes
surdos ...