Formação de professores em contexto para o desenvolvimento de práticas de educação ambiental crítica na escola

Data
2017
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IFSP

Resumo

A urgência em formar cidadãos emancipados, críticos e transformadores da realidade socioambiental em que estão inseridos torna o papel da escola cada vez mais importante. A educação escolar apresenta-se como uma possibilidade de apropriação de conhecimentos e valores que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do modo de viver; é neste meio que se promove a educação de maneira sistematizada e com objetivos para a formação de crianças conscientes e ativas. O desenvolvimento de práticas de educação ambiental (EA) na escola favorece essa formação no âmbito do meio ambiente; por outro lado, é necessário que os professores tenham claros os conceitos e fundamentos de educação ambiental para que suas práticas não sejam esvaziadas de conhecimentos e objetivos bem definidos. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades e os desafios da formação de professores em seu contexto de trabalho para o desenvolvimento da EA dentro da escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, desenvolvida em uma pré-escola municipal da cidade de São Paulo. Como aportes teóricos, adotamos autores que discutem Educação Ambiental e formação de professores, com destaque para Mauro Guimarães (2004), Marcos Reigota (1994), Genebaldo Freire Dias (1992), Paula Brugger (1994), Julia Formosinho (2002), Isabel Alarcão (2001), Paulo Freire (1987, 1991). Como resultados, apontamos que a formação em contexto possui o desafio de romper com concepções tradicionais arraigadas, o que torna a mudança de práticas e sua organização com base em uma concepção crítica um processo bastante complexo. Por outro lado, a formação realizada no contexto da escola sensibilizou professores que não se envolviam com tema EA a se envolverem, articulou o coletivo, mobilizando ações de EA na escola, atendeu às demandas da escola e dos professores, dialogando com problemas reais. As ações e as práticas de EA na escola tornaram-se mais intencionais e houve a promoção de momentos de reflexão coletiva e troca de experiências entre os docentes em busca de um objetivo comum, com vistas ao desenvolvimento de práticas de educação ambiental na escola que envolvessem a todos


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