Show simple item record

dc.contributor.authorSILVA, Patrícia Santos da
dc.date.accessioned2021-12-10T18:16:05Z
dc.date.available2021-12-10T18:16:05Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://repo.ifsp.edu.br/123456789/271
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi compreender aspectos do processo de ensinoaprendizagem em relação a Libras, a Língua Portuguesa e a Linguagem Matemática, de um grupo de estudantes surdos, do ensino médio ao realizarem atividades relacionadas à noção de função. Foi utilizada a abordagem qualitativa, além disso, o estudo apresenta características da pesquisa-ação. Os dados coletados foram obtidos por meio de: uma entrevista semiestruturada com os estudantes surdos, diário de campo, filmagens das aulas, e os protocolos das atividades dos estudantes. Foram selecionadas cinco atividades, com o objetivo de desenvolver no estudante surdo a Linguagem Matemática, por meio do estudo algébrico, apresentando o estudo das funções como forma de compreensão da noção de variação entre grandezas, dependência, regularidade e da generalização. Participaram do estudo 13 estudantes surdos do 1º ano do ensino médio de uma escola bilíngue. A partir das filmagens das aulas e da análise das cinco atividades desenvolvidas, é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras possibilitou uma melhor ompreensão do que as atividades solicitavam. O grupo demonstrou uma preocupação maior em entender o significado isolado das palavras, ao invés de entender o contexto. Em relação à escrita da língua portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas ideias de estratégias para a resolução das atividades. Notou-se que o uso dos recursos visuais é importante no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo, desde que os signos sejam conceituadospt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleAspectos do processo de ensino-aprendizagem de matemática por um grupo de estudantes surdos do ensino médiopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record