Saberes docentes para o trabalho com educação científica na educação infantil : ampliando as aprendizagens das crianças

Data
15/08/2016
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IFSP

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com educação científica desde a Educação Infantil. Tratando-se de crianças pequenas, a aproximação com o conhecimento científico deve considerar as características próprias das crianças e suas infâncias. Dessa maneira, o problema de pesquisa assim se anuncia: Quais são os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com a educação científica no contexto da Educação Infantil? A metodologia proposta é o estudo de caso (YIN, 2001) e os procedimentos para coleta de dados utilizados foram: observação da prática pedagógica de professores polivalentes, entrevista com os professores, coordenação e direção da escola pesquisada e análise dos documentos produzidos por este agrupamento. Como referencial teórico sobre formação de professores e saberes da docência recorreremos a Freire (1996), Oliveira-Formosinho (2002) e Pimenta (1999); Arce et al (2011), Bizzo (2009), Cachapuz et al (2005), Carvalho e Gil-Pérez (1998), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) nos ajudam com as reflexões necessárias sobre a educação científica, e para compreendermos melhor a função social da Educação Infantil, além de Barbosa (2009) e Bujes (2001), utilizamos a legislação que regulamenta esta modalidade de ensino, bem como outros documentos oficiais que debatem o currículo proposto a essa etapa da escolaridade. Como resultado, indicamos que para constituição de trabalho que atenda às particularidades da Educação Infantil e aos modos próprios de produção do conhecimento científico, a formação de professores de Educação Infantil deve levar em conta a constituição de saberes sobre a criança, as infâncias e sobre a função social da Educação Infantil; para compreenderem como se investiga nas ciências, a constituição de saberes do pensar científico; e, finalmente, para romper com práticas cristalizadas e estabelecer novo modo de pensar, agir e trabalhar (CACHAPUZ et al, 2005) e também para constituírem sua identidade de professor de Educação Infantil, os saberes pedagógicos. Consideramos esses saberes necessários à construção de práticas que possibilitem a promoção da educação científica também no contexto da Educação Infantil, sem com isso descaracterizá-la


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