Matemática e música: desvendando essa relação na perspectiva do ensino híbrido

Data
02/03/2018
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IFSP

Resumo

Essa pesquisa aborda as relações entre Matemática e Música, que normalmente são tratadas como ciências completamente isoladas uma da outra. Pretende-se revelar nesse trabalho analogias e semelhanças existentes entre esses dois campos do saber, capazes de possibilitar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados ao Ensino Híbrido no ensino e aprendizagem da Matemática. As relações entre estas áreas foram associadas também às teorias do Pensamento Analógico para a construção de significados. Esse trabalho é baseado principalmente nas teorias de Abdounur, Bacich e Moran, procurando desenvolver novas ferramentas que possam ser utilizadas no ensino de Matemática, visando indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados a partir da Música, numa perspectiva de desenvolver algo significante aos alunos, professores e educadores, trabalhamos com A Sala de Aula Invertida e a Rotação por Estações, utilizando materiais diferenciados como um afinador de violão, vídeo sobre a Matemática na Música e a representação das funções trigonométricas ? seno, no papel quadriculado. Acredita-se que isso possa ser alcançado a partir da junção de aspectos teóricos e práticos do ensino de Matemática, desde que essa junção esteja relacionada a algo que desperte o interesse dos alunos, no caso, a Música. São apresentadas estratégias de aplicação e desenvolvimento de modelos Matemáticos, que resultaram em uma proposta didática, anexa à dissertação, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica


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