Atividades investigativas na educação de jovens e adultos

Data
2019
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Resumo

Consolidar a permanência dos alunos e promover um ensino de Ciências contextualizado com a vida dos estudantes são alguns dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades de caráter investigativo são uma estratégia pedagógica que procura diversificar o ensino por meio de uma abordagem problematizadora, investigativa e que possibilita aos alunos a aplicação e a compreensão de conceitos relacionados à Ciência. Tendo em vista o Ensino por Investigação, este trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de ensino investigativa (SEI) acerca da descoberta, das aplicações e do uso de antibióticos e avaliar as contribuições do uso dessa abordagem para a Alfabetização Científica com base na matriz de competências e habilidades científicas do PISA (Programme for International Student Assessment) aos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo. Para elaboração da SEI, foi levado em conta os Parâmetros Curriculares para Educação de Jovens e Adultos (PCEJA) do primeiro e do segundo segmento do Ensino Fundamental, o perfil da turma obtido pelo questionário socioeconômico, os conhecimentos prévios adquiridos por meio do questionário inicial, o tema proposto pelos alunos por meio de um questionário final e os parâmetros de competências e habilidades do PISA. Partindo de uma questão-problema contextualizada sobre a automedicação, a SEI compreende quatro atividades diversificadas que envolvem experimentação, aula dialogada, leitura de texto de divulgação científica e conteúdo audiovisual. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários (prévio, final e socioeconômico), observação participante e elaboração e aplicação da SEI. Os dados coletados foram submetidos ao método de análise de conteúdo, por meio da criação de categorias mediante as respostas dos alunos nas questões presentes na SEI. Os resultados indicam que as categorias elaboradas por meio das estruturas das respostas dos alunos da EJA apresentam indicadores significativos de Alfabetização Científica, se enquadrando nas competências e habilidades científicas do PISA. Além disso, os resultados demonstraram contribuições da SEI, como: prática de discussão, ensino contextualizado, motivação nos alunos, otimização do trabalho cooperativo, tomada de posicionamento crítico e desenvolvimento dos conhecimentos prévios. Os principais desafios para aplicação da SEI foram: resistência dos alunos da EJA no trabalho em grupo, disposição dos estudantes ao chegar em sala de aula e pontualidade e frequência. Em contrapartida notou-se interesse, envolvimento e comprometimento dos alunos ao realizar as atividades, além do desenvolvimento da autonomia. O Ensino por Investigação trabalhado nesta pesquisa possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decição de forma consciente, a formação da autonomia e a análise e a resolução de situações-problemas, propondo explicações e conclusões


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Palavras-chave
Ensino de ciências, Ensino por investigação, Programme for International Student Assessment
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