A formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral: como a Geografia pode contribuir

Data
2019
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IFSP

Resumo

Esta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do trabalho, cujo objetivo é desvelar como este componente curricular pode contribuir para a formação do técnico em Edificações, na modalidade Ensino Médio Integrado, numa perspectiva omnilateral. Norteada por uma pesquisa exploratória e de campo, dos documentos e dos sujeitos envolvidos na problemática, no Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo; o produto educacional foi concebido e desenvolvido ativamente por cada sujeito da pesquisa (o pesquisador, o professor de Geografia, a professora de Maquetes e a turma do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações) de acordo ao seu momento de atuação. O produto educacional criou forma através de uma sequência didática em quatro fases, planejada pelo pesquisador e os docentes envolvidos; e antecedida pela apresentação da pesquisa pelo professor de Geografia à turma, cujo foco foi implantar o espírito da curiosidade científica.


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