Produção e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica

Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
IFSP

Resumo

A pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da educação. O objetivo do estudo foi promover a discussão e a sensibilização dos estudantes a respeito do bullying por meio da elaboração e exibição dos podcasts pautados na concepção do Ensino Médio Integrado em uma escola de Educação Profissional Tecnológica. Inicialmente, foram entrevistados os profissionais do setor sociopedagógico para abordar o bullying na instituição. A seguir, aplicou-se o Questionário A para levantar o perfil dos estudantes na dinâmica do bullying. No momento seguinte, iniciou-se a gravação dos áudios dos alunos e dos professores convidados para elaboração do produto educacional ? Podcast. Posteriormente, houve uma intervenção junto aos alunos para discutir interação social e produtos educativos, ocasião em que foram exibidos os podcasts e aplicado o questionário B. Optou-se pelo podcast como produto educacional por apresentar recursos audiovisuais que são instrutivos e de fácil compreensão pelo receptor, além de ser acessado pelo computador pessoal ou pelo dispositivo móvel, a qualquer hora, em qualquer lugar, e, principalmente, porque permitiu a participação de todos os alunos como protagonistas. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois houve redução nos índices de intenção: de praticar o bullying, sofrer o bullying e não pedir ajuda, observar o bullying e não denunciar o ato, bem como o crescimento da taxa de intenção de denunciar o ato de violência. Além da sensibilização dos alunos em relação ao bullying, os Podcasts promoveram a autoestima, a autoconfiança e estimulou a reflexão nos alunos participantes.


Descrição
Palavras-chave
Bullying, Educação profissional e tecnológica, Produto educacional, Podcast
Citação