Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do ensino médio integrad

Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor

Resumo

A pesquisa parte de desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi elaborado um produto educacional, intitulado ?Mas que História é essa?: As relações de trabalho na História do Brasil?. Trata-se de um conjunto de perguntas e respostas (quizzes) sobre a temática ?As relações de trabalho na História do Brasil? (e outros aspectos envolvendo a vida do trabalhador), que contém questões com dois níveis de dificuldades e foi gamificado na plataforma digital de aprendizagem baseada em jogos Kahoot!, para a utilização com dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São João da Boa Vista, de faixa etária entre 17 e 18 anos. Na percepção da maioria dos alunos, a aplicação do produto educacional nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos do tema ?relações de trabalho? e a associação destes fatos a sua realidade. Além disso, os discentes sentiram maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis durante as aulas também foi apreciado e tido como um elemento colaborador para o ensino-aprendizagem.


Descrição
Palavras-chave
Kahoot!, Aprendizagem baseada em jogos digitais, Aprendizagem móvel, Ensino de história, Ensino médio integrado
Citação