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dc.contributor.authorSILVA, Priscila Martins da
dc.date.accessioned2021-12-10T12:10:58Z
dc.date.available2021-12-10T12:10:58Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repo.ifsp.edu.br/123456789/205
dc.description.abstractEsta pesquisa amparada nas bases conceituais da EPT versou sobre a criação e aplicação de um produto educacional no formato de uma sequência didática, com o objetivo de ser aplicado com duas turmas do curso de Aprendizagem Industrial ? Assistente Administrativo do SENAI/SP. A legislação brasileira dispõe que um dos objetivos da educação é o preparo para o exercício da cidadania. Nesse contexto, um projeto que aprofunde o ensino sobre a Organização dos Poderes no Brasil, apontando as atribuições dos membros eleitos do Poder Executivo e Legislativo das esferas federal, estadual e municipal visa possibilitar aos alunos que se apropriem de um conteúdo para a prática efetiva da cidadania. A integração curricular idealizada neste projeto, através das unidades curriculares, Comunicação e Redação Empresarial e Administração de Recursos Humanos contribuiu para que houvesse um diálogo entre as disciplinas de formação geral e de formação técnica, subsidiando uma sequência didática que tem por finalidade a formação integral do educando. A busca por uma formação integral consiste na construção de um currículo que articule e integre os saberes e apesar de ser um movimento difícil, ele é necessário. O produto educacional construído no Mestrado Profissional ProfEPT foi avaliado com os alunos participantes deste projeto por meio da aplicação de questionários diagnósticos e uma redação sobre a temática abordada em sala de aula. A análise e discussão dos dados obtidos durante o processo avaliativo permite dizer que a aplicação do produto educacional foi bem-sucedida, pois a sequência didática proporcionou conscientização política e contribuiu para a autonomia e emancipação dos jovens aprendizes. A pesquisa realizada não pretendeu exaurir todas as perspectivas frente ao tema, porém acredita-se no seu potencial como um possível modelo de ação para outros pesquisadores, pois ao compreender os ditames e o funcionamento da sociedade os estudantes adquirem uma visão crítica da realidade e podem intervir na transformação da sua própria históriapt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectOrganização dos poderes no Brasilpt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.titleIntegração curricular em um curso de aprendizagem industrial:pt_BR
dc.title.alternativedesenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre a organização dos poderes no Bráspt_BR


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