Reflexão sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática construída a partir do estudo e produção do gênero microconto com a temática do trabalho

Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor

Resumo

O estudo do microconto em sala de aula pode se constituir uma robusta ferramenta de motivação para os alunos no que se refere à produção, à interpretação e à leitura crítica de textos, uma vez que se trata de um gênero pertencente a seu cotidiano digital, com potencial para diminuir as fronteiras existentes entre os adolescentes e os gêneros literários tradicionalmente estudados e produzidos na escola. Nesse sentido, em articulação ao contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), foi desenvolvida uma sequência didática de estudo e produção do gênero literário microconto explorando o eixo temático ?trabalho?, aplicada no primeiro ano de um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A proposta de inserção da temática se justificou frente a premência da escola em considerar a valorização da dimensão humana do trabalho como um objetivo central na formação dos sujeitos. Destarte, a sequência didática buscou com os estudos do gênero e a temática aplicada, a apropriação pelos alunos dos conteúdos tratados. A pesquisa teve como objetivo geral o desenvolvimento e validação de uma sequência didática construída a partir do estudo e produção do gênero microconto com a temática do trabalho, utilizando-se da abordagem qualitativa, pois parte dos dados foi obtido mediante a aplicação de questionário semi-estruturado e da observação participante, sendo que a avaliação dos dados se deu a partir da realização das referidas ações. Da construção do produto educacional enquanto recurso didático a ser utilizado nas aulas de História e Língua Portuguesa e a análise das contribuições oferecidas ao processo de ensino-aprendizagem, tem-se em seu levantamento de dados resultados satisfatórios quanto a importância de explorar propostas de ensino que priorizem não só à formação acadêmica do aluno, mas também sua formação humana, de maneira a fomentar o pensamento crítico do alunado e motivá-lo à produção de gêneros textuais com o estudo do microconto.


Descrição
Palavras-chave
Microconto, Trabalho, Tema transversal, Ensino médio integrado, Educação profissional e tecnológica
Citação