• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
    • Trabalhos em eventos - Engenharia Mecânica (SPO)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • IFSP - Campus São Paulo (SPO)
    • Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
    • Trabalhos em eventos - Engenharia Mecânica (SPO)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégias utilizadas por um grupo de estudantes surdos ao resolver atividades envolvendo noções de função

    Thumbnail
    View/Open
    Estratégias utilizadas.pdf (2.105Mb)
    Date
    2016
    Author
    BATISTA, Eliane Ferreira
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias utilizadas por um grupo de estudantes surdos ao resolver atividades relacionadas com noções de função, destacando os aspectos da língua e do pensamento. Buscou-se responder a questão de pesquisa: "Que estratégias foram utilizadas por um grupo de estudantes surdos ao resolver atividades relacionadas com noções de função?" Os pressupostos estão fundamentados nas teorias do Pensamento e Linguagem de Vygotsky e da Pedagogia Visual de Campello. A metodologia da pesquisa é fundamentada em um estudo qualitativo. Os instrumentos para coleta de dados se deram por meio de questionário, protocolo das atividades e observação. A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes surdos matriculados no primeiro ano do ensino médio em uma escola bilíngue. Os critérios de escolha dos estudantes que fizeram parte da pesquisa foi a voluntariedade, saber se comunicar em língua de sinais, autorização dos responsáveis, presença e participação nas aulas. O produto final deste estudo é composto por um relatório contemplando as principais estratégias utilizadas pelo grupo de estudantes e as principais observações. Há a expectativa a partir deste estudo, somado a outros estudos com o mesmo objetivo, buscar tipologias que caracterizem o processo de ensino e aprendizagem de matemática ao estudante surdo. Este estudo faz parte de um projeto maior desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo que tem como objetivo compreender os conhecimentos matemáticos necessários para o professor de estudantes surdos no ensino médio
    URI
    http://repo.ifsp.edu.br/123456789/186
    Collections
    • Trabalhos em eventos - Engenharia Mecânica (SPO)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    Login

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Mais informações: repo@ifsp.edu.br
    @mire NV