Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Assunto "Educação profissional e tecnológica"
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- ItemA aprendizagem baseada em projetos e o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação profissional e tecnológica(2020) Abado, Lucas LuzNeste trabalho, propõe-se uma sequência didática que incorpora o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras da Aprendizagem baseada em projetos. A investigação foi realizada na modalidade de Aprendizagem Industrial no curso intitulado ?Auxiliar de Linha de Produção? do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ? SENAI ?Henrique Lupo? (Araraquara - SP). Após a elaboração da sequência didática, sua aplicação buscou estimular nos estudantes o desenvolvimento do trabalho colaborativo, além da elevação do nível do letramento digital nos participantes. Neste percurso optou-se pela metodologia da Pesquisa Participante no desenvolvimento do trabalho, já que o pesquisador estaria envolvido diretamente com os pesquisados.
- ItemA contribuição do ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação unilateral no ensino médio integrado(2020) Maestro, Rosana Cristina CancianTendo em vista a dificuldade encontrada pelos alunos nas aulas de Língua Inglesa, em face de um ensino gramatical descontextualizado, este trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática baseada em gênero textual para ensino de Língua Inglesa como produto educacional. A pesquisa foi aplicada aos alunos do 2º ano do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Piracicaba com o propósito de contribuir para a formação integral dos alunos e incentiválos ao protagonismo, à autonomia e à reflexividade visando à sua própria transformação. Este trabalho tem seu aporte teórico fundamentado nos estudos sobre o ensino de inglês para fins específicos (ESP), e sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ensino integrado. A configuração do estudo é de natureza quanti-qualitativa e os resultados apontam que a sequência didática como referencial metodológico tem o potencial de propiciar o desenvolvimento de competências para a formação profissional e cidadã de maneira crítica e reflexiva, além de promover oportunidades para a aprendizagem significativa.
- ItemCriação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do ensino médio integrado(2019) Fischer, DaniloO presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), possui como objetivo compreender como a criação de uma narrativa digital desenvolvida por meio do template da rede social Facebook e sua utilização podem contribuir com o ensino de História no contexto do Ensino Médio Integrado, proporcionando um cenário mais lúdico, motivador e diferentes possibilidades de aprendizagens em relação ao conteúdo ?Era Vargas?. Como forma de validação, o produto educacional foi utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado, e foram coletados dados por meio da aplicação de um questionário online aos alunos, compreendendo as percepções dos mesmos sobre a disciplina de História, o uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem, a motivação gerada pelo recurso didático proposto e as possibilidades de aquisição de conhecimentos. Os resultados obtidos permitem considerar que o produto educacional desenvolvido pode motivar os alunos e favorecer a compreensão do conteúdo ?Era Vargas? em relação às dimensões do trabalho, da política, da cultura, da economia e suas inter-relações.
- ItemDesenho técnico mecânico(2020) Damião, Marcelo SantosAtualmente, o mundo do trabalho necessita de profissionais que, além das capacidades tecnológicas e científicas, tenham também domínio em comunicação, cultura, moral e envolvimento social, isto é, ter formação politécnica. É notório que, ao ingressar no Ensino Médio Integrado, os alunos matriculados na disciplina de Desenho Técnico apresentem dificuldades na interpretação de vistas ortogonais, principalmente devido à pouca habilidade de visualização espacial desenvolvida no ensino fundamental, podendo prejudicá-lo em sua formação politécnica plena. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com a formação politécnica do estudante, um dos pilares da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), aprimorando sua habilidade para desenhar e interpretar desenhos técnicos. Para isso, desenvolveu-se um Produto Educacional constituído por uma sequência didática sobre as vistas ortogonais, que envolve a manipulação de massa de modelar combinada com o uso de softwares de desenho técnico. Para avaliar o produto, a sequência foi aplicada na disciplina de Desenho Assistido por Computador (DAC) do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Avaré. Os dados foram coletados por meios de questionários e das atividades desenvolvidas pelos estudantes e trabalhados quanti-qualitativamente à luz das teorias cognitivas de ensino-aprendizagem, em consonância com o intenso uso de habilidades cognitivas complexas exigidas no desenho técnico. Por fim, a análise dos resultados constatou a relevância da sequência didática, pois fortaleceu, por exemplo: autonomia, autoconfiança, criatividade, a crítica e a compreensão da importância do desenho técnico mecânico tanto para sua vida profissional com pessoal. Assim, nossa proposta de Produto Educacional é viável para o Ensino Médio Integrado, não somente para a aprendizagem das vistas ortogonais no desenho técnico mecânico, como também contribuir para a formação politécnica do aluno.
- ItemEducação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade(2019) Pedroso, IvanEsta pesquisa tem como objetivo a aplicação e análise dos impactos de uma sequência didática no ensino médio integrado sobre gênero e sexualidade com enfoque nas questões de discriminações e violências e nas relações entre gênero, sexualidade e modo de produção. A abordagem foi desenvolvida na perspectiva marxista, analisando a maneira como o capitalismo atua na produção de estruturas de opressão e discriminação sexual e de gênero e em diálogo com referenciais da educação profissional e tecnológica como trabalho como princípio educativo e formação omnilateral. A metodologia utilizada foi de abordagem quantiqualitativa, de natureza aplicada, explicativa e de estudo de caso. Através da análise de questionário aplicado antes e depois da sequência didática verificou-se a evolução dos posicionamentos dos alunos. Os resultados mostraram que os alunos identificaram altas taxas de comentários discriminatórios na escola e baixas taxas de ocorrência de discriminação ocorridas pessoalmente, o que sugere a normalização do discurso discriminatório. A sequência didática promoveu a melhoria das opiniões dos alunos sobre a temática, aproximando-as do considerado desejável, com maior destaque nos alunos que inicialmente possuíam as pontuações mais baixas. Foi observado em alguns casos quedas das pontuações após a sequência didática, o que sugere os limites da escola enquanto instituição transformadora de discursos e práticas opressivas em um contexto de forte desinformação e propagação de discursos preconceituosos e de ódio por parte de outros setores da sociedade.
- ItemEnsino médio integrado: uma proposta para agregar o ensino do gênero memórias literárias a uma reflexão sobre o trabalho na modalidade PROEJA(IFSP, 2020-11-30) Figueiredo, Ana Carolina Steffen; Reis, Márcio José dosA dissertação foi escrita a partir de uma pesquisa em ensino na área de educação profissional e tecnológica. O objetivo central da pesquisa foi a criação e aplicação de um produto educacional (PE) para contribuir com o ensino na área de educação profissional, realizada em um curso de ensino médio integrado (EMI), na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA). Outros objetivos foram: pesquisar como o mundo do trabalho é abordado nas diferentes disciplinas pelos professores e fornecer elementos que favoreçam agregar a história de vida dos sujeitos ao ensino na modalidade de educação de jovens e adultos. O PE criado foi intitulado Educação para o trabalho e memórias literárias: uma sequência didática para alunos do PROEJA e consiste em um material educativo que apresenta uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero textual memórias literárias amalgamadas ao desenvolvimento de reflexões sobre o trabalho, destinado aos professores de Língua Portuguesa dos cursos de EMI na modalidade PROEJA. Os objetivos do PE podem ser apontados de acordo com as duas partes que compõem o material. Os objetivos da primeira parte são: ofertar uma proposta de SD aos professores que tem como objetivo ensinar aos estudantes de EMI na modalidade PROEJA o conceito do gênero memórias literárias ao mesmo tempo em que introduz a compreensão do trabalho de acordo com os pressupostos teóricos da EPT. O objetivo da segunda parte é apresentar aos professores um texto sintético com teorias que explicam o conceito de trabalho em EPT que a SD pretende iniciar nos estudantes. Para alcançar os objetivos pretendidos pela pesquisa, o procedimento utilizado para o desenvolvimento foi pesquisa-ação. A abordagem do problema de pesquisa foi qualitativa e o tipo de pesquisa desenvolvido foi descritivo. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de hermenêutica dialética, de Minayo. Como resultado conclui-se que a pesquisa atingiu os objetivos esperados, pois a partir do que foi observado nas rodas de conversas e nas manifestações, o gênero textual memórias literárias tornou-se conhecido dos estudantes, os estudantes refletiram sobre o trabalho e trouxeram para sala de aula suas vivências.
- ItemIntegração curricular e formação integral a partir do filme clube de compras dallas(IFSP, 2020-02-21) Oliveira, Fabíola Silva de; Calefi, Paulo SérgioNeste trabalho é relatada a estruturação e a aplicação, por um grupo colaborativo, e a avaliação de uma sequência didática elaborada a partir do filme Clube de Compra Dallas com o objetivo de propiciar a integração curricular e promover a formação integral em um Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Para a estruturação curricular foram considerados os aportes teóricos da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e algumas estratégias de ensino-aprendizagem foram inspiradas na Aprendizagem Baseada em Problemas com lastros da Aprendizagem Significativa. Assim, a proposta de ensinoaprendizagem (sequencia didática), elaborada após várias reuniões do grupo colaborativo, consiste em três etapas, sendo a primeira e a terceira integradoras, ou seja, foram desenvolvidas com todos os estudantes e professores em um mesmo ambiente, enquanto que na segunda, cada professor trabalhou os conteúdos separadamente, usando as metodologias e estratégias que julgou mais pertinente. A primeira etapa consistiu na aplicação de uma questão norteadora que foi discutida em grupos de estudantes com tutoria dos professores e seguida de apresentação para a turma toda. Ainda nesta etapa os grupos de estudantes são informados da atividade que deveriam elaborar para apresentar na terceira etapa. As aulas da segunda etapa objetivaram estimular e amparar os estudantes para um melhor entendimento da situação inicial e também para a elaboração das conclusões que foram apresentadas na terceira etapa. O objetivo da aplicação da atividade foi investigar suas potencialidades para a promoção da Integração Curricular e da Formação Integral dos estudantes do quarto ano do Curso de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, envolvendo, para isto, as disciplinas de Filosofia, Gerenciamento Ambiental e Química Farmacêutica. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com os procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante com registro em diário de bordo e gravação de vídeo e entrevista semiestruturada. Todos os dados foram analisados pelo método hermenêutico-dialético e os resultados possibilitaram a inferência de que a sequência didática apresentou grande potencial para a promoção da integração curricular e da formação integral dos estudantes.
- ItemInterdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na educação profissional e tecnológica aspirando a formação integral(2019) Martins, Franciane SimõesA pesquisa teve como objetivo geral desenvolver como produto educacional, uma sequência didática, que inclui um aplicativo na forma de jogo, utilizando como tema articulador os semicondutores, para aplicação em cursos técnicos na área industrial, na Educação Profissional e Tecnológica, verificando as contribuições que pode oferecer ao processo de ensino-aprendizagem e à formação integral. O tema ? semicondutores - foi escolhido por fazer parte da realidade dos estudantes em geral, e dos estudantes de cursos técnicos na área industrial, em especial, permitindo a contextualização de conteúdos. A sequência foi aplicada em quatro aulas teóricas/ práticas utilizando diversos métodos de ensino, sendo a participação dos estudantes mais efetiva nas atividades práticas. O tema escolhido mostrou-se adequado como elemento contextualizador, permitindo a percepção da relação entre ciência e tecnologia e possibilitando uma reflexão crítica sobre o impacto destas na sociedade.
- ItemPermanência e êxito dos egressos do PROEJA no Câmpus Sertãozinho do IFSP(2020) Leite, Karina Priscila Aparecida PintoBuscou-se, com este estudo, a compreensão dos fatores que contribuíram para a implantação do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Câmpus Sertãozinho e para a permanência e êxito dos estudantes deste curso. A investigação iniciou-se por meio de pesquisa documental, que identificou uma relação da implantação do PROEJA com a implantação do próprio Câmpus Sertãozinho, visto que, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio foi, também, o primeiro curso ofertado pelo Câmpus, em 1996. Por essa razão, foram selecionados e entrevistados, servidores e membros da comunidade, que além de terem participado da implantação do PROEJA, também tiveram participação na implantação do próprio câmpus, objetivando, além da investigação sobre os fatores para permanência e êxito, o resgate histórico deste processo. O produto educacional desenvolvido a partir da investigação documental e das entrevistas, que foram gravadas, foi um documentário pautado no contexto histórico em que se deu a criação do Curso Técnico em Mecânica Integrado a Ensino Médio no Câmpus Sertãozinho, tendo como procedimento metodológico a História Oral. As memórias e relatos das entrevistas, foram contextualizadas por uma abordagem histórica realizada por estudiosos da área social que, também, atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como resultado da pesquisa, há o apontamento para a existência de múltiplos fatores que influenciam para o êxito ou para o fracasso do aluno. Compreender os fatores de permanência e êxito por meio dos egressos, possibilitou desvencilhar desses alunos o estigma do fracasso escolar a eles incessantemente relacionado. Os relatos dos egressos investigados demonstram que suas desistências ao longo da vida escolar, em verdade, representam meras vírgulas, sempre seguidas de novas batalhas e difíceis conquistas.
- ItemProdução e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica(IFSP, 2019) Akita, Tieko; Oliveira, Ricardo Castro deA pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da educação. O objetivo do estudo foi promover a discussão e a sensibilização dos estudantes a respeito do bullying por meio da elaboração e exibição dos podcasts pautados na concepção do Ensino Médio Integrado em uma escola de Educação Profissional Tecnológica. Inicialmente, foram entrevistados os profissionais do setor sociopedagógico para abordar o bullying na instituição. A seguir, aplicou-se o Questionário A para levantar o perfil dos estudantes na dinâmica do bullying. No momento seguinte, iniciou-se a gravação dos áudios dos alunos e dos professores convidados para elaboração do produto educacional ? Podcast. Posteriormente, houve uma intervenção junto aos alunos para discutir interação social e produtos educativos, ocasião em que foram exibidos os podcasts e aplicado o questionário B. Optou-se pelo podcast como produto educacional por apresentar recursos audiovisuais que são instrutivos e de fácil compreensão pelo receptor, além de ser acessado pelo computador pessoal ou pelo dispositivo móvel, a qualquer hora, em qualquer lugar, e, principalmente, porque permitiu a participação de todos os alunos como protagonistas. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois houve redução nos índices de intenção: de praticar o bullying, sofrer o bullying e não pedir ajuda, observar o bullying e não denunciar o ato, bem como o crescimento da taxa de intenção de denunciar o ato de violência. Além da sensibilização dos alunos em relação ao bullying, os Podcasts promoveram a autoestima, a autoconfiança e estimulou a reflexão nos alunos participantes.
- ItemProposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica(2019) Jorge, Josiane de PaulaEsta pesquisa objetivou desvelar as experiências dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do Câmpus Sertãozinho do IFSP, no que concerne a saúde mental discente. Esta proposta resultou em um encaminhamento, que originou o produto educacional desta pesquisa: uma formação continuada de docentes sobre a saúde mental discente no contexto da EPT. Para isso, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: compreender os sentidos dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio sobre a própria saúde mental; verificar as relações estabelecidas pelos participantes entre o ambiente escolar, a estrutura curricular e a saúde mental; construir o produto educacional com base nas fundamentações teóricas e informações obtidas nos objetivos específicos anteriores; aplicar o produto educacional, bem como analisar e discutir seus resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise e discussão dos dados basearam-se em autores como Vigotski, Saviani, Ramos, Antunes, entre outros. Conclui-se que as experiências dos alunos do Ensino Médio Integrado, principalmente do primeiro ano, têm repercussões negativas a própria saúde mental. Todavia, o sofrimento psíquico dos estudantes está atrelado a outros fatores para além do excesso de atividades, como as contradições dadas pela desigualdade social que se expressa nas relações sociais e de opressão.
- ItemReflexão sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática construída a partir do estudo e produção do gênero microconto com a temática do trabalho(2020) Lopes, Guilherme FranciscoO estudo do microconto em sala de aula pode se constituir uma robusta ferramenta de motivação para os alunos no que se refere à produção, à interpretação e à leitura crítica de textos, uma vez que se trata de um gênero pertencente a seu cotidiano digital, com potencial para diminuir as fronteiras existentes entre os adolescentes e os gêneros literários tradicionalmente estudados e produzidos na escola. Nesse sentido, em articulação ao contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), foi desenvolvida uma sequência didática de estudo e produção do gênero literário microconto explorando o eixo temático ?trabalho?, aplicada no primeiro ano de um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A proposta de inserção da temática se justificou frente a premência da escola em considerar a valorização da dimensão humana do trabalho como um objetivo central na formação dos sujeitos. Destarte, a sequência didática buscou com os estudos do gênero e a temática aplicada, a apropriação pelos alunos dos conteúdos tratados. A pesquisa teve como objetivo geral o desenvolvimento e validação de uma sequência didática construída a partir do estudo e produção do gênero microconto com a temática do trabalho, utilizando-se da abordagem qualitativa, pois parte dos dados foi obtido mediante a aplicação de questionário semi-estruturado e da observação participante, sendo que a avaliação dos dados se deu a partir da realização das referidas ações. Da construção do produto educacional enquanto recurso didático a ser utilizado nas aulas de História e Língua Portuguesa e a análise das contribuições oferecidas ao processo de ensino-aprendizagem, tem-se em seu levantamento de dados resultados satisfatórios quanto a importância de explorar propostas de ensino que priorizem não só à formação acadêmica do aluno, mas também sua formação humana, de maneira a fomentar o pensamento crítico do alunado e motivá-lo à produção de gêneros textuais com o estudo do microconto.
- ItemAs tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos(2019) Fernandes, Andreza de SouzaO objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente na modalidade Jovens e Adultos ? PROEJA, tornarem-se usuários autônomos e conscientes das tecnologias digitais ao interagirem com a internet ? as tecnologias da comunicação e informação - de forma arguta. Buscamos apresentar ferramentas para que o aluno pudessem desenvolver maior autonomia, emancipação e cidadania em sua trajetória acadêmica e social e operassem com a tecnologia de forma crítica e consciente, facultando o acesso ao conhecimento, à cultura e às demandas necessárias para trabalhar e produzir sua existência social, tornando-o sujeito de sua história. Os resultados obtidos com a aplicação do produto educacional demonstraram que os estudantes, ainda que de forma incipiente, despertaram para a necessidade de se tornarem usuários conscientes ao interagirem com as tecnologias digitais para que possam constituir-se cidadãos críticos e participantes do seu tempo.
- ItemO uso da música em EPT(2019) Oliveira, Edgar Flávio deA pesquisa parte da premissa de que é necessário promover uma formação omnilateral nos espaços escolares, sendo tal formação comprometida com as necessidades da classe trabalhadora e com sua autonomia e participação na transformação da própria realidade. Embora estivesse ausente do currículo da escola pública e da formação de muitos dos educadores enquanto eram estudantes, a música ganhou obrigatoriedade no currículo por meio da implementação de novas políticas educacionais e pode trazer contribuições importantes para a formação integral dos educandos. Dentro dessa perspectiva foram criadas como produto educacional duas canções que, compostas exclusivamente para a pesquisa, trazem elementos históricos e sociais com a finalidade de provocar reflexões sobre suas escolhas profissionais, sua formação e sobre a precarização do trabalho. A aplicação do produto educacional se deu em uma oficina pedagógica, novo produto educacional gerado pelas necessidades da pesquisa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados o registro em vídeo de duas rodas de conversa e questionário aplicado no final da oficina. A análise dos dados mostra a confiança dos estudantes no potencial formador da música e a natureza dos comentários mostra seu potencial fomentador de reflexões para a promoção da catarse, da transformação pessoal para uma nova atuação na prática social.
- ItemA utilização de um vídeo informativo para o despertar da práxis democrática dos estudantes do ensino médio integrado do IFSP Catanduva(2020) Franzini, Rafaela GandolfiAs premissas teóricas que conduziram esse estudo partiram dos princípios democráticos instituídos nas legislações federais e normativas da instituição, percorreu pelas concepções de democracia e sua práxis brasileira vislumbrando a participação discente nos espaços democráticos como estratégia fundamental para a formação integral do estudante, numa perspectiva de EPT que transcende ao tecnicismo historicamente imposto à classe trabalhadora. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar se a utilização de um vídeo informativo, construído a partir dos resultados apontados pelo questionário diagnóstico aplicado aos sujeitos da pesquisa, poderia contribuir para a percepção dos estudantes do Campus Catanduva sobre a existência de espaços democráticos de participação discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), assim como a importância dessa participação para a sua formação Seguindo uma abordagem qualitativa e quantitativa em Educação, utilizou-se questionário e grupo focal como instrumento de coleta das informações para a pesquisa, complementado com uma análise descritiva dos dados. Identificamos que apesar de haver condicionantes legais nas normativas que garantem aos estudantes a participação nos espaços democráticos da instituição, estes ainda não estão sendo apropriados efetivamente pelos alunos. Os dados obtidos indicam que os estudantes tinham desconhecimento desses espaços democráticos, entretanto, essa realidade poderia ser mudada com maior informação/divulgação por parte da instituição. Diante da necessidade apontada pelos estudantes apresentamos enquanto produto educacional o vídeo intitulado ?IFSP: UMA VIVÊNCIA PARA A DEMOCRACIA?, o qual foi elaborado pela pesquisadora e seu orientador, aplicado e avaliado pelos estudantes dos últimos anos dos cursos de EMI de acordo com os seguintes componentes de análise: atração, compreensão, envolvimento, aceitação e mudança de ação. Os resultados demonstraram que o vídeo contribui para os objetivos propostos por ser um material que desperta nos estudantes o interesse em conhecer os espaços, muito devido aos aspectos positivos apresentados pelos entrevistados como a dinamicidade e protagonismo juvenil mas que o vídeo por si só não mudaria o comportamento apático dos estudantes, estes estão relacionados a outros fatores que vão além de informações.