Navegando por Campus "São Paulo"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAgricultura convencional versus agricultura orgânica: uma proposta de ensino CTS(IFSP, 02/10/2018) Benevides, Raquel Rodrigues Teixeira; Miranda Junior, PedroO ensino de ciências contextualizado por meio da discussão de temas sociocientíficos relevantes, fundamentada em conceitos científicos aprendidos em sala de aula, contribui para a formação ampla dos estudantes, capacitando-os para atuar de forma crítica na resolução de questões cotidianas e sociais. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar uma sequência de ensino investigativo (SEI) elaborada a partir dos referenciais CTS. A SEI elaborada com a temática ?agricultura convencional versus agricultura orgânica? constituiu-se de dois ciclos de atividades diversificadas, a fim de contribuir para o ensinoaprendizagem, com os seguintes objetivos: 1) motivar os estudantes para a construção de conceitos de Química Orgânica; 2) contribuir para a compreensão da linguagem química; 3) compreender a função da química para o desenvolvimento tecnológico e para a sociedade; 4) estimular a reflexão, a discussão e a argumentação dos estudantes; 5) instigar a discussão do tema agricultura e a produção de alimentos, possibilitando o debate de ideias e a articulação da tríade CTS, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão frente a situações reais; 6) inserir os estudantes na cultura científica escolar. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em uma escola pública estadual do município de Embu das Artes (SP), com uma turma de 26 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, observação das aulas, registros em diário de campo, produção dos estudantes e gravações em áudio do júri simulado. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram diversas potencialidades da SEI, tais como: a motivação dos estudantes; um ensino contextualizado; a articulação das relações CTS; a aprendizagem de conceitos químicos; a tomada de posicionamento crítico; o estímulo ao trabalho cooperativo; a contribuição para a prática reflexiva da professora participante. Os principais desafios da SEI foram: a precariedade da estrutura física da escola para o desenvolvimento de aulas diferenciadas; a desmotivação dos alunos no início da SEI para argumentação e leitura de textos; a pouca familiaridade dos alunos com realização de práticas investigativas. Durante o desenvolvimento das atividades observou-se um amplo interesse dos alunos acerca da temática abordada e maior participação e argumentação nos debates sobre os impactos socioambientais causados pela agricultura convencional. A análise propiciou estabelecer articulações CTS nas produções dos alunos a partir das reavaliações das hipóteses para as problemáticas propostas nos ciclos I e II da SEI. Os debates durante as atividades, a entrevista com trabalhadores de horta urbana, a construção da horta e o júri simulado, possibilitaram o posicionamento crítico dos estudantes frente à questão abordada e ainda a construção de conceitos de química orgânica. A abordagem CTS vai ao encontro da função social do ensino defendida neste trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, como subsídios para formação da autonomia crítica dos estudantes e para a tomada de posicionamento frente a questões sociocientíficas, a partir de conhecimentos e valores e para a compreensão do pano de fundo presente nos discursos de especialistas e no desenvolvimento científico e tecnológico
- ItemAnálise do escoamento em um dispositivo de assistência ventricular(IFSP, 24/10/2018) Hernandes, Mariana Maria Aparecida Pinto; Bock, Eduardo Guy PerpétuoEste trabalho apresenta a análise do escoamento de um Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV) desenvolvido no Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais (BIOENG) chamado Cardiac Assistant Recovery of Life (CARoL). Os DAVs são utilizados para o tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC), seja como ponte para o transplante ou como terapia de destino, o fluxo contínuo da bomba auxilia no bombeamento vital de sangue para o corpo. Visando a concepção e avaliação das medidas de segurança adotadas para evitar danos ao corpo do paciente implantado com DAV e o prolongamento da vida-útil deste, algumas etapas de ensaios são necessárias. A metodologia de análise do escoamento é dividida em: simulação numérica computacional do escoamento no interior da bomba, ensaio de desempenho hidrodinâmico, ensaio de velocimetria de imagens de partículas e ensaio da hemólise sanguínea (em ambiente virtual e in vitro). A análise do escoamento no interior da bomba CARoL ocorreu durante a sua fase de concepção e projeto mecânico, por meio da construção de um modelo tridimensional e da simulação numérica computacional no ambiente virtual do programa Ansys-CFX empregando o uso de modelagem de Transporte de Tensão de Cisalhamento com uma malha de 99 elementos/mm³. Os ensaios hidrodinâmicos foram realizados objetivando a determinação das curvas características em condições semelhantes ao corpo humano, pressão diferencial de 100 mmHg e fluxo de 5 L/min. O ensaio de PIV foi realizado em um protótipo em acrílico, visando a análise visual das regiões de turbulência da bomba. Com estes parâmetros, foi realizada a análise da hemólise em ambiente virtual utilizando a parametrização da equação de Carreau-Yasuda, com condições de contorno do limite do rompimento mecânico das hemácias de 200 Pa com exposição de 0,4 s a 0,6 s. Os ensaios de hemólise in vitro objetivando determinar a taxa de Hemoglobina Livre (HL) no sangue foram realizados nos laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), utilizando dois procedimentos: Harboe e reagente Tetrametilbenzedina (Tmb). Os ensaios de escoamento no interior da bomba CARoL permitiram a definição da geometria e configurações das aletas com resultados satisfatórios para a aplicação, reduzindo inúmeros protótipos e ensaios. Com as curvas características, foi possível estabelecer a rotação nominal da bomba para manutenção do fluxo sanguíneo nas condições fisiológicas a 2100 rpm. O resultado dos ensaios de hemólise do DAV em ambiente virtual foi satisfatório, apresentando o resultado de tensão cisalhante de 130 Pa com o tempo de exposição variando de 0,1 s a 100 s. Os resultados de HL no plasma foram considerados satisfatórios, apresentando valores nos procedimentos Harboe e TMB, de 35 mg/dl e 30 mg/dl, respectivamente, sendo condizente com os resultados obtidos em ambiente virtual com erro menor que 5% na estimação numérica. Futuros trabalhos devem aprimorar a técnica de PIV para análise de outras possíveis variáveis danosas ao sangue como áreas de estagnação e recirculação, propensas à formação de trombos
- ItemAnálise dos parâmetros da soldagem por atrito rotativo coaxial entre o cobre eletrolítico e a liga CuCrZr para garantir condutividade elétrica(IFSP, 03/07/2018) Sabor, Wagner de Campos; Nakamoto, Francisco YastamiA união de materiais similares e dissimilares realizadas por soldagem por atrito rotativo ou Friction Rotary Welding (FRW) é muito utilizada na indústria, principalmente na indústria automobilística para a fabricação de peças com geometrias complexas ou compostas de materiais dissimilares, em que os processos tradicionais de soldagem por fusão não são possíveis ou não recomendados devido às restrições das condições de contorno que envolvem propriedades do material e/ou processo. Esta pesquisa visa obter a correlação dos parâmetros de soldagem FRW entre o cobre eletrolítico e a liga CuCrZr, mantendo a qualidade da condutividade elétrica na região da solda. A soldagem dos corpos de prova foi realizada em um equipamento adaptado para realizar o processo, ou seja, foi realizado o retrofit de um torno mecânico convencional, com a adaptação de reforços estruturais, sistema hidráulico, sistema de controle eletrônico de rotação, sensores e software dedicado. Após uma extensa pesquisa experimental, os melhores parâmetros para a obtenção de soldas de boa qualidade foram determinados. O presente trabalho contribuirá para o processo de fabricação de terminais e hastes para transformadores e eletrodos para soldagem por resistência, dentre outras aplicações. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de tração, dureza e microdureza Vickers, inspeções metalográficas, micrográficas e macrográficas, ensaios não destrutivos e ensaios de condutividade elétrica, que comprovam a eficiência das soldas, boa resistência mecânica e melhora na condutividade elétrica
- ItemAnálise por simulação de rotores de materiais conjugados para baterias eletromecânicas(IFSP, 03/03/2018) Coppedé, Daniel ; Frajuca, CarlosO trabalho apresenta um estudo voltado a um tipo específico de roda de inércia, conhecida como Flywheel, capaz de acumular energia cinética quando em movimento. Foram realizadas análises computacionais sobre a geometria e a proporção de materiais conjugados para o rotor. Estas rodas são utilizadas em baterias eletromecânicas que detém uma maior vida útil se comparada com outros tipos de bateria comercialmente conhecidas. Este estudo visa à análise de uma roda de inércia girando a uma velocidade de rotação de até 150.000 rpm, assim concentrando maior quantidade de energia e reduzindo dimensões e custos de material. Para tanto, neste trabalho foram criados e simulados, pelo Método de Elementos Finitos, vários tipos de geometrias de rodas de inércia, com a intenção de verificar o comportamento das tensões de resistência mecânica do material na sua elevada velocidade de rotação. Com estes dados escolheu se a geometria e o material que juntos obtiveram o melhor desempenho para o desenvolvimento de uma roda de inércia de baixo custo e elevado rendimento, com resultados obtidos de rotações acima dos 170.000 rpm
- ItemAutomatização de medição de desgaste em insertos de brocas por meio de visão computacional(IFSP, 20/03/2018) Corazzim, Marcio; Aguiar, Paulo Marcos deA indústria e a comunidade científica trabalham sobre o monitoramento de desgaste de ferramentas de corte com o intuito de obter redução de custos nos processos e de uso de matéria-prima, assim como a melhoria da qualidade de produtos. Este trabalho desenvolveu um protótipo capaz de medir o desgaste de brocas com três insertos de metal duro. As brocas de 39 milímetros de diâmetro furaram anéis de rolamentos de grande porte em um centro de usinagem CNC. O desgaste nos insertos foi medido por meio de técnicas de visão computacional. As três cadeias de processamento digital de imagens realizaram primeiramente a aquisição das imagens por meio de uma câmera digital de uso industrial. As imagens foram capturadas sequencialmente e armazenadas em um diretório dentro do computador. Após isto, uma cadeia de seleção procurou e selecionou quatro imagens correspondentes às áreas de desgaste. A cadeia de medição foi aplicada sobre as quatro imagens selecionadas. Ela forneceu os desgastes frontais em dois lados do inserto central e mais dois desgastes de flanco nos dois insertos externos. Um programa computacional (Lupa) foi desenvolvido para automatizar o processo. A interface gráfica do usuário permitiu controlar a sequência do processo, parametrizar várias funcionalidades e monitorar o desgaste. O programa controlou as cadeias de processamento de imagens e registrou os valores de desgaste em gráficos de controle. As imagens foram armazenadas no computador para a formação de um histórico e os respectivos valores de desgaste foram guardados em uma base de dados para análises e aplicações futuras
- ItemContribuições das Educação Estatística, Socioemocional e Financeira para a saúde do cidadão.(IFSP, 2018) Frederic, Denise Jane Alves; Novaes, Diva ValérioEste trabalho teve como objetivo verificar as possibilidades de aprendizagem geradas por uma atividade que busca integrar Educação Matemática Crítica, Educação Estatística, Educação Financeira e Educação Socioemocional de maneira transdisciplinar no espaço das aulas de Matemática no currículo do sexto ano da Educação Básica. Nossos estudos apontaram causas que levam as pessoas a inadimplência e suas consequências, o número de endividados no Brasil aumenta de forma contínua, com picos de aceleração, tendo como consequência do endividamento o comprometimento da qualidade de vida pessoal bem como, repercute de forma negativa na vida social e na economia. No levantamento bibliográfico realizado nota-se que os enfoques dados em educação financeira, na Educação Básica, com frequência visam avaliar e orientar como e onde aplicar o dinheiro, estabelece discussões sobre escolhas da forma de pagamento, como a vista ou a prazo, principalmente em relação a cálculos de juros. Entendemos que é importante discutir também os aspectos emocionais envolvidos em questões financeiras. Dessa forma, supomos que com a consciência das armadilhas do marketing, a discussão sobre resultado de pesquisas da Ciência Hedônica, sobre o que realmente torna as pessoas felizes de maneira mais duradoura, e também, alguns aspectos de autogestão e de análise de dados favorecida por conhecimentos de Estatística, os estudantes poderão ser preparados para fazer melhores escolhas financeiras e obterem tomada de decisões fundamentadas e responsáveis. Elaboramos uma atividade transdisciplinar no contexto de Educação Financeira para ser aplicada no espaço destinado ao estudo da Estatística no 6º ano do Ensino Fundamental. Esta atividade além da formação estatística proposta no plano de ensino da turma instigou os alunos as primeiras reflexões sobre as necessidades humanas essenciais para uma vida saudável, estabelecendo a diferença entre consumo e consumismo, entre importante e essencial, bem como, distinguindo uma necessidade das diversas maneiras de satisfazer essa necessidade, sem comprometer a sustentabilidade da vida em nosso planeta.
- ItemDo orçamento doméstico ao guia de investimento de renda fixa: um pequeno manual para um investidor iniciante(IFSP, 2018) Prado, Grazielly Muniz da Cunha; Chagas, Emiliano AugustoO objetivo desse trabalho é oferecer um pequeno manual de investimentos na renda fixa. A partir do entendimento da importância do controle doméstico para evitar ou sair da inadimplência, gerando superávit orçamentário que permita a realização dos projetos financeiros de curto, médio e longo prazos. Com o superávit desejado, o trabalho apresenta todas as ferramentas da matemática financeira essenciais para entender o funcionamento do mercado financeiro. Antes da explicação dos investimentos, é feito uma explicação dos órgãos reguladores e as principais taxas que são fundamentais para entender as garantias e ganhos. São expostos os dois tipos de investimento: renda fixa e renda variável. Entretanto, o foco desse trabalho é na renda fixa, através da explicação detalhada através dos tópicos essenciais de entendimento, tais como definição do investimento, aplicação mínima, carência, impostos cobrados, a acessibilidade, riscos envolvidos, rentabilidades e exemplificação de ganhos reais. Para fins de ajudar nas decisões é feito uma comparação entres os investimentos baseados nos tópicos essenciais de entendimentos. Por fim, é feito uma proposta de curso para difusão da matemática financeira utilizando essa dissertação como base teórica e prática
- ItemEducação Financeira: uma análise de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental(IFSP, 11/12/2018) Grégio, Mariana Matheus; Barbosa, Paulo RobertoEste trabalho apresenta uma análise do tema Educação Financeira em uma coleção de livros didáticos de Matemática, presente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017, dos anos finais do Ensino Fundamental, adotando como referencial teórico a Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e seus ambientes de aprendizagem. Esta análise tem como objetivo investigar se as atividades sugeridas envolvendo temas relacionados à Educação Financeira possibilitam aprofundamentos e discussões dentro desse contexto. As atividades propostas no livro do aluno que possuem relação com a temática foram quantificadas e classificadas de acordo com os ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000). Verificou-se a presença de contextos diversos relacionados ao tema e, que as questões analisadas são resolvidas através da aplicação do conteúdo apresentado na unidade em que se encontra, sem uma proposta que proporcione reflexões ou um direcionamento para o desenvolvimento do trabalho com a Educação Financeira.
- ItemO ensino de probabilidade no contexto do jogo de truco(IFSP, 18/12/2018) Campos, Patrícia Aparecida; Goulart, AmariEste trabalho propõe o ensino de probabilidade utilizando o jogo de truco como contexto. Os objetos matemáticos aqui tratados são a análise combinatória e a probabilidade, bem como as regras do jogo de truco também são explicadas e, então, são estabelecidos alguns cenários possíveis de ocorrer num jogo de truco entre dois jogadores quando estes jogam com cartas viradas. Sendo o truco um jogo no qual as decisões não são tomadas, necessariamente, racionalmente, mas, muitas vezes, dependem do perfil psicológico do jogador, para possibilitar a confecção desse trabalho particularizamos algumas situações que são livres no jogo real como, por exemplo, inviabilizamos o repique. Nos cenários considerados, calculamos as probabilidades de vitória de cada jogador nos casos de um ou outro ser ?o mão?. Comparamos os resultados obtidos com aqueles esperados por um jogador de truco e, assim, pudemos refletir sobre a relevância de conhecimentos de probabilidade para a vitória no jogo de truco ou para a tomada de decisão após a ação do adversário. E finalmente, propomos alguns exercícios teóricos de probabilidade no contexto do jogo de truco, os quais não são encontrados em materiais utilizados pelos alunos de ensino médio, uma vez que, nos materiais disponíveis encontramos, no máximo, exercícios associados ao cálculo de probabilidades associadas à extração de cartas do baralho e não ao cálculo de probabilidades associadas a jogos de cartas de baralho
- ItemEstudo da estampabilidade do latão C260 e do cobre C110 pelo processo de estampagem incremental de ponto simples em um centro de usinagem de 5 eixos(IFSP, 13/08/2018) Pereira, Lucas Clarindo; Goulart, Pedro RobertoA Estampagem Incremental é um processo de conformação utilizado na fabricação de protótipos ou pequenos lotes, realizado normalmente em centros de usinagem e, por ser uma técnica ainda recente, possui muitos limites a serem investigados para se tornar mais presente no meio fabril. Em comparação a outros processos de conformação, a Estampagem Incremental apresenta custo reduzido e ferramental simples; em contrapartida demanda maior tempo de processo de fabricação por peça e apresenta maior desvio geométrico e dimensional. Este trabalho apresenta os resultados da Estampagem Incremental de Ponto Simples (SPIF) utilizando-se como materiais de ensaio chapas de latão C260 e de cobre C110, com espessuras de 0,5 mm e de 1,0 mm, com geometrias e ângulos de parede diferentes. Os materiais foram caracterizados por meio do tamanho de grão e por ensaios de dureza, tração e Nakazima, que mostraram que, apesar do latão apresentar maior resistência mecânica, com o cobre foi possível a obtenção de melhor estampabilidade. O processo foi realizado em um centro de usinagem de 5 eixos e os resultados possibilitaram a obtenção do ângulo limite de estampagem e a análise de espessura do perfil obtido. Para as chapas com 0,5 mm de espessura não se obteve o ângulo limite de estampagem devido à fratura precoce do material. Com as chapas de 1,0 mm de espessura se obteve o ângulo limite de estampagem de 66,5° para o latão e de 68° para o cobre e para ambos os materiais uma diferença média de espessura de 7,7% se comparada ao valor previsto matematicamente. Ao se comparar os alongamentos máximos verificou-se que os valores atingidos no processo SPIF são muito superiores aos atingidos nos ensaios de tração e de Nakazima
- ItemUm estudo sobre a previsão do retorno elástico em processos de conformação de chapas metálicas: descrição teórica e simulação numérica(IFSP, 2018) Ferreira, Edson Bispo; Santos, Givanildo Alves dosEsse trabalho apresenta os aspectos teóricos e práticos da descrição e da previsão do retorno elástico (springback) em processos de conformação de chapas metálicas a frio, acompanhados de simulações numéricas auxiliadas pela mecânica computacional. Para o embasamento das simulações numéricas é destacada uma descrição dos elementos da mecânica das estruturas incluindo-se relações constitutivas para grandes deformacões plásticas, com a descrição das propriedades mecânicas dos materiais usuais, acompanhada de uma descrição da adequação para a respectiva aplicação via método dos elementos finitos. As simulações numéricas desse trabalho, contam com a reprodução qualitativa de exemplos com a utilização da ferramenta computacional de análise: Adina, além da discussão da sensibilidade do retorno elástico em relação a alguns parâmetros do próprio processo de conformação como o coeficiente atrito e os raios de arredondamento das arestas das ferramentas e a alguns parâmetros da modelagem como o número e tipo dos elementos na malha de elementos finitos e algoritmos de solução. As simulações realizadas contemplam duas geometrias com duas variação cada do material que compõe a chapa a ser conformada: uma liga de aço de alta resistência (IFHS- interstitial free high strength) e uma liga de latão (CuZn30). Embora muito tenha sido desenvolvido na tentativa de aumentar a precisão da previsão do retorno elástico nos processo de conformação de chapas metálicas, trata-se de um dos grandes desafios da mecânica das estruturas, pois o retorno elástico, como mostrado nesse trabalho, é bastante sensível aos diversos parâmetros do próprio processo de conformação, além de que sua previsão é substancialmente influenciada por parâmetro da própria simulação numérica
- ItemEstudo sobre uma abordagem transdisciplinar entre a Educação Estatística e a Educação Socioemocional(IFSP, 31/08/2018) Silva, Eveline Dias da; Novaes, Diva ValérioEste trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que buscou verificar a possibilidade de desenvolver as habilidades socioemocionais como: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável em conjunto com o ensino de estatística já proposto no currículo do ano em questão. O estudo foi realizado com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de São Paulo. Esta escola solicita aos alunos a elaboração de um trabalho de pesquisa, realizado ao longo do último ano do ciclo, para a conclusão do curso. Observou-se então uma oportunidade para a realização desta pesquisa, tendo a professora-pesquisadora como orientadora do grupo. Nesta proposta os cinco alunos sujeitos da pesquisa, realizaram um projeto de pesquisa estatística, que teve como tema A Influência do Celular, entre os alunos da escola. Durante as etapas de: Definição do Problema; Revisão Literária; Amostragem e Recolha de Dados; Resolução do problema; Analise dos Dados e Interpretação dos resultados da pesquisa elaborada pelos alunos, observou-se se havia indícios da construção das habilidades sociais e emocionais supracitados. Concluímos positivamente que uma atividade de pesquisa estatística, elaborada em um contexto cuidadosamente escolhido pode trabalhar significativamente os conteúdos estatísticos propostos no plano de curso e contribuir em algum aspecto da educação socioemocional dos estudantes. Os aspectos nos quais se observou contribuições foram os de autoconhecimento, autogestão e tomada de decisão responsável
- ItemInteligência coletiva: manifestações nos ambientes digitais(Universidade Estadual Paulista, 30/01/2018) Franco, Angela Helen Claro; Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da CostaOs estudos em inteligência coletiva têm revelado que as atividades dos indivíduos em grupos apresentam diferentes manifestações, as quais podem ser identificadas como compartilhamento, cooperação e ação coletiva. Defende-se como tese que quanto maior o nível de comprometimento de uma determinada comunidade, maiores as possibilidades da inteligência coletiva resultar em produção de conteúdo; quanto mais possibilidades de produção objetiva de conteúdo, maior a presença direta da Ciência da Informação, e quanto menos produção objetiva de conteúdo mais desafiadora é a atuação dessa ciência, uma vez que sua atenção será sobre os processos de informação. Dessa forma, pretende-se propor um arcabouço epistemológico para a reflexão da inteligência coletiva no âmbito dos estudos em Informação e Tecnologia. Para tanto, a partir de uma pesquisa exploratória, conduzida pelo aspecto bibliográfico, o estudo se propôs a investigar as diferentes manifestações da inteligência coletiva ? o compartilhamento, a cooperação e a ação coletiva; definir um modelo para a análise de ambientes digitais que aparentam a cultivação da inteligência coletiva; compreender a trajetória evolutiva dos ambientes digitais que tiveram como foco a inteligência coletiva; analisar, mediante ao modelo criado, os ambientes digitais definidos. Os ambientes selecionados para análise foram o YouTube, Facebook e a Wikipédia. Observou-se que as manifestações analisadas são variáveis que compõem a inteligência coletiva, e que os ideais de inteligência coletiva são observáveis na trajetória das tecnologias computacionais até o desenvolvimento dos softwares sociais. Por meio do modelo construído, foi observado que o compartilhamento foi a manifestação predominante nas redes sociais analisadas, e que a cooperação, expressa pela produção colaborativa, foi a manifestação que obteve mais evidência no âmbito da Wikipédia. Notou-se que, no contexto dos ambientes digitais que se apropriam da inteligência coletiva, as preocupações da Ciência da Informação ora se direcionam para suas práticas centrais, voltadas para a organização e representação de conteúdos objetivos dotados de valor semântico, ora para a compreensão de processos de informação e comportamento de usuários nos ambientes de informação
- ItemMetodologias para desenvolvimento de Mapas Auto-organizáveis de Kohonen executados em FPGA(USP, 2018) Sousa, Miguel Angelo de Abreu de; Del Moral Hernandez, EmílioDentro do cenário de projeto de circuitos elétricos orientados para o processamento de redes neurais artificiais, este trabalho se concentra no estudo da implementação de Mapas Auto-organizáveis (SOM, do inglês, Self-Organizing Maps) em chips FPGA. A pesquisa aqui realizada busca, fundamentalmente, responder à seguinte pergunta: como devem ser projetadas as arquiteturas computacionais de cada etapa de processamento do SOM para serem adequadamente executadas em FPGA? De forma mais detalhada, o trabalho investiga as possibilidades que diferentes circuitos de computação do SOM oferecem em relação à velocidade de processamento, ao consumo de recursos do FPGA e à consistência com o formalismo teórico que fundamenta esse modelo de rede neural. Tal objetivo de pesquisa é motivado por possibilitar o desenvolvimento de sistemas de processamento neural que exibam as características positivas típicas de implementações diretas em hardware, como o processamento embarcado e a aceleração computacional
- ItemMódulo de pré-carga para o simulador híbrido do sistema cardiovascular(IFSP, 20/03/2018) Nishida, Breno Yuzo Tachibana; Bock, Eduardo Guy PerpétuoSimuladores são ferramentas que utilizam diferentes tipos de aproximações para criar um ambiente ou comportamento semelhante a um fenômeno real para pesquisa. Os simuladores do sistema cardiovascular humano podem ser construídos através de modelos elétricos, mecânicos ou puramente matemáticos e podem ser categorizadas através do ambiente simulado, que pode ser de células, de tecidos, de órgãos ou do sistema cardiovascular completo. Um tipo de simulador é o Simulador Híbrido do Sistema Cardiovascular, essa ferramenta é caracterizada por simular a dinâmica do sistema cardiovascular humano pelo método de Windkessel que modela a elasticidade das artérias e da resistência vascular de forma concentrada, trabalhando em ambiente computacional e em bancada para testes in vitro. Uma das propostas de otimização é a automatização total dos testes e possibilitar maior número de simulações que podem ser feitos, já que as ferramentas em desenvolvimento atualmente possuem aplicações clínicas e de ensino também. Como um primeiro passo desse trabalho, foi projetada a automatização da pré-carga para a melhoria da simulação do enchimento do ventrículo. A metodologia se baseou no estudo de vários tipos de simulações e a comparação com a técnica usada para representar o enchimento do ventrículo com a aplicação do SHSC. Nestes estudos, foi utilizada a pressão interna do reservatório que, através do modelo Windkessel, é possível variar a pressão do enchimento pela quantidade de ar. Após a construção do módulo, foram feitas comparações com os resultados adquiridos de um simulador computacional feito em Pspice e nos resultados de um simulador numérico em Labview que utiliza dados de pacientes reais através dos Diagramas PV para representar formas de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) no SHSC com o módulo já implementado. Depois da comparação, foi possível observar que os resultados das simulações estão de acordo com a literatura, porém será necessário pesquisar novas técnicas para simular outros tipos de doenças na bancada do Simulador Híbrido do Sistema Cardiovascular
- ItemProposta de sistematização para a modelagem em redes de Petri de alto nível(IFSP, 08/01/2019) Mazzoni, Uanderson Rodrigues Costa; Nakamoto, Francisco YastamiOs avanços tecnológicos e o aumento da complexidade dos processos nas plantas industriais influenciado principalmente pelo crescente aumento de equipamentos inteligentes empregados nos processos de manufatura têm exigido cada vez mais a proposição de novas técnicas de modelagem dos Sistemas Flexíveis de Manufatura (SFM). As ferramentas derivadas de rede de Petri (RdP) se mostram eficientes para a modelagem e projeto de sistemas de controle para SFM. Neste contexto, RdP interpretadas permitem representar elementos físicos para realização do controle associado a alto poder de abstração, promovendo a modelagem efetiva do sistema de controle para SFM. Na classe de RdP interpretada, destaca-se a rede Enhanced Mark Flow Graph (E-MFG) que é caracterizada pela individualização das marcas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de sistemática para geração de modelos de controle para SFM utilizando uma metodologia consagrada de modelagem top-down para Sistemas Dinâmicos a Eventos Discretos, com o emprego dos diagramas da Unified Modeling Language (UML) para a geração do sistema de controle em E-MFG.
- ItemPropriedades de metalocarboxiftalocianinas imobilizadas em caulinita(IFSP, 01/03/2018) Hirano, Carlos Alberto Mitio; Calefi, Paulo SérgioAvaliar a funcionalização e as propriedades da caulinita sintética de uma metaloftalocianina (MPc) a partir da caulinita. As ftalocianinas são macrociclos aromáticos e possuem um extenso sistema planar conjugado de 18 elétrons p. Além destas características que as tornam de grande interesse, as ftalocianinas ainda podem acomodar cerca de 70 tipos de íons metálicos no centro do macrociclo, sendo chamadas de metaloftalocianinas. Que apresentam propriedades químicas e físicas únicas, resultando em uma gama de aplicações como, por exemplos fotocatálise, terapia fotodinâmica (TFD), óptica não linear e materiais semicondutores. A caulinita é uma matriz inorgânica muito empregada para obtenção de materiais híbridos por apresentar resistência térmica e química, e a possibilidade de promover a funcionalização para seguida imobilização de macromoléculas. Com o propósito de amenizar essas propriedades de agregação, com o objetivo de estudar a imobilização de carboxiftalocianinas em caulinita funcionalizada com tris (hidroximetil)aminometano (KaTRIS), obtendo um novo material híbrido. Os materiais obtidos foram caracterizados por espectroscopia de absorção na região do infravermelho (IV) e na região do ultravioleta e do visível (UVVis), análise térmica (TG/DTG), microscopia eletrônica de transmissão (MET)
- ItemProtótipo de dispositivo para calibração de gravímetros – modular (PDCG-M)(IFSP, 23/06/2018) Silva Neto, Silvestre da; Frajuca, CarlosO anúncio científico e êxito tecnológico da detecção das ondas gravitacionais (OG), confirmando a Teoria da Relatividade Geral (TRG), proposta por Albert Einstein, reforçou a perspectiva de cientistas e astrônomos em todo o mundo, pelo aperfeiçoamento dos detectores de OG e busca por detecções similares, e que possam contribuir com o esclarecimento da ação da energia escura, aceleração do ritmo de expansão do Universo e certamente novas descobertas. As duas principais técnicas de detecção de ondas gravitacionais são por interferometria a laser e por antena ressonante massiva , esta última teoricamente mais eficiente, pois possue a propriedade de ser multidirecional, ou seja, em qualquer direção que as ondas gravitacionais se propaguem, a antena é igualmente sensível. Dentre outros países, possuímos uma proposta brasileira, o detector de OG Mário Schenberg, que se encontra no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O presente trabalho objetiva a proposição do desenvolvimento de um Protótipo de Dispositivo para Calibração de Gravímetros - Modular (PDCG-M), em escala reduzida, utilizando técnicas preditivas de análise vibracional e balanceamento dinâmico e termografia, uso de mancais por levitação LENZ e mancais magnéticos, em substituição aos rolamentos convencionais, que possibilite a modulação dos componentes e que seja capaz de girar a rotações próximas a 10.000 RPM (167 Hz), e com a evolução dos experimentos, possa girar a 96.000 RPM (1600 Hz) e produzir sinais gravitacionais em escala laboratorial conhecidos, e seja testado em câmara de vácuo, possibilitando a medição da velocidade de interação gravitacional por massa ressonante, possibilitando a calibração do sistema vibracional do detector Mário Schenberg e similares ao redor do mundo. Foram construídos um dispositivo de simulação de campo (DSC) e um protótipo físico modular reduzido (PDCG-M) mais estável, comprovou-se a eficiência das técnicas preditivas utilizadas como apoio, e o PDCG-M atingiu velocidade de 8112 RPM, alcançando o objetivo inicial da proposta do projeto
- ItemReflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista(IFSP, 19/09/2016) Ciszevski, Elisa de Oliveira Silvério; Cintra, Elaine PaviniEsta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal verificar a correlação entre os conceitos de Química, avaliados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), frente aos documentos norteadores da educação paulista: o Currículo e o Material Didático Pedagógico. A partir de uma análise documental, procurou-se estabelecer um diálogo, sob a ótica dos Objetos de Conhecimento, entre as questões de Química das edições de 2009 a 2013 do Exame, o Material Didático Pedagógico composto pelo Caderno do Aluno e o Caderno do Professor e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Este trabalho investigou a extensão com que o material oferecido nas Unidades Escolares subsidia os alunos na construção dos conhecimentos e respalda-os para a resolução das situações-problema apresentadas nas questões de Química do ENEM. Após análise, concluiu-se que os conteúdos programáticos sugeridos pelo Currículo Oficial contemplam a maioria dos Objetos de Conhecimento exigidos para o exame nos anos avaliados. A exceção observada diz respeito ao conhecimento relacionado à química orgânica, uma vez que foi verificada a ausência ou abordagem não suficiente de conceitos relacionados às reações orgânicas no material didático. Diante da similaridade entre os conceitos abordados nestes documentos, os resultados desta investigação indicam que este exame externo pode ser considerado uma opção para a construção dos conhecimentos nas salas de ensino médio, podendo ser um instrumento de apoio ao educador e ao aluno no processo ensino aprendizagem na disciplina Química. O Produto Educacional resultante dessa pesquisa é um Relatório Pedagógico que poderá servir como referência para a reflexão sobre este Exame e sua influência no âmbito escolar e nas atividades curriculares de alunos e professores
- ItemAs representações de gênero nas questões de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM(IFSP, 22/03/2018) Vicente, Viviana da Cruz; Killner, Gustavo IsaacO presente estudo, que se consistiu em uma pesquisa documental e bibliográfica (GIL, 2002, p.44), objetivou investigar as representações de gênero imbricadas nas questões de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por meio de uma leitura minuciosa, ocorreu a seleção dos recortes que explicitavam a presença de seres humanos. Desta forma, apoiando-se nos referenciais metodológicos de Fiorin (2016), e da Orlandi (2015), foi empregada a técnica de análise de discurso. Os resultados permitiram a identificação de apenas duas possibilidades de gênero: feminino e masculino. Corroborando para o pensamento que enfatiza uma concepção binária e, também, a subordinação feminina. Em consonância com os propósitos deste trabalho, utilizaram-se teorias estudadas por Beauvouir (2016), Louro (2014) e Butler (2015). Espera-se, com este estudo, incentivar docentes a pesquisarem sobre ensino de Ciências, gênero e avaliação